Publicações em redes sociais e sites estão divulgando conteúdo falso sobre a participação da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, no CNN Entrevistas.
Segundo a publicação, e entrevista foi retirada do ar após uma suposta discussão entre o âncora Gustavo Uribe e Simone Tebet. A CNN esclarece que a informação é falsa, a discussão entre entrevistador e entrevistada jamais aconteceu.
A íntegra do programa, transmitido em 30 de março de 2024, está disponível nas plataformas da CNN e pode ser visto aqui.
Em meio à proliferação das fakes news, especialmente no ambiente digital, estar atento à fonte das informações é essencial. Uma maneira segura de se informar é consultando veículos jornalísticos, como a CNN.
Com o aprimoramento das ferramentas tecnológicas, diversos conteúdos, como vídeos, imagens, textos e áudios, podem ser manipulados.
Imagens ou mesmo vídeos de uma falsa reportagem da CNN, por exemplo, podem ser gerados por meio de inteligência artificial. São os chamados “deepfakes”.
Por isso, a maneira mais segura de saber se uma apuração é da CNN é consultar os canais oficiais da emissora nas diversas plataformas.
As informações apuradas pela CNN são compartilhadas no canal oficial da emissora na televisão e também nas diferentes redes sociais.
Abaixo você pode conferir os perfis oficiais da CNN Brasil:
Além do perfil principal, a CNN possui outras contas próprias de diferentes editorias em algumas plataformas.
No Instagram, é possível acompanhar a emissora também no: CNN Esportes, CNN Pop, CNN Política, CNN Economia, CNN Money, CNN Viagem & Gastronomia e No Lucro CNN.
No X, a CNN também mantém os perfis: CNN Esportes, CNN Pop, CNN Economia e No Lucro CNN.
No YouTube, a CNN está nos perfis: CNN Brasil Economia, CNN Pop e CNN Esportes.
No Facebook, é possível ver as atualizações no CNN Economia e CNN Pop.