Na segunda-feira (14), a empresa Blue Origin pretende levar a cantora Katy Perry e mais cinco mulheres para o espaço, na primeira missão com tripulação exclusivamente feminina.
O voo será a 31ª missão do foguete New Shepard da empresa de exploração espacial de Jeff Bezos, e deve durar cerca de 11 minutos. As seis mulheres cruzarão a Linha de Kármán — uma fronteira teórica localizada a 100 quilômetros de altitude acima do nível do mar, que costuma ser considerada o limite entre a atmosfera da Terra e o espaço sideral.
Após chegar oficialmente ao espaço, as passageiras poderão flutuar sem peso e observar nosso planeta por cerca de quatro minutos. Depois disso, elas iniciarão o retorno para a Terra, a cápsula da tripulação se separará do resto da nave para uma aterrissagem feita com paraquedas.
A New Shepard é um sistema de foguete suborbital totalmente reutilizável, e a aposta da Blue Origin para investir no turismo espacial.
O foguete foi batizado em homenagem ao astronauta Alan Shepard, o primeiro americano a ir até o espaço.
A Blue Origin, assim como as outras empresas do setor, investe na reutilização do material para diminuir o custo de viagens espaciais – na New Shepard, o propulsor, a cápsula, a nadadeira anular, o motor, o trem de pouso e os paraquedas são resgatados para serem utilizados novamente em próximas missões.
A nave possui um motor BE-3PM, alimentado por oxigênio líquido e hidrogênio, que geram como único subproduto da combustão o vapor d’água, sem emissões de carbono.
Além disso, a New Shepard é uma nave autônoma, ou seja, nenhuma das tripulantes do voo terá que pilotar — todos os comandos serão enviados pela base de controle, no solo.
Esta será a 31ª missão da nave e o 11º voo tripulado com seres humanos.
As seis mulheres irão até o espaço na cápsula de tripulação do foguete, uma sala com tem espaço para seis pessoas se sentarem em círculo. Cada uma terá sua própria janela para poder apreciar a vista do planeta Terra visto de cima.
*Com informações de Giovana Christ, da CNN