A diabetes, uma condição de saúde marcada por níveis elevados de glicose no sangue, é influenciada por uma série de fatores, por isso controlar a alimentação é um dos passos mais importantes para quem vive com o diagnóstico.
Para diabéticos, uma alimentação adequada é fundamental para evitar complicações e manter os níveis de glicose sob controle. Ter uma dieta equilibrada reduz as chances de picos e quedas de açúcar no sangue, prevenindo sintomas indesejados e agravamento da doença.
Ao Metrópoles, o nutricionista Fernando Castro destaca que os melhores legumes para diabéticos são aqueles das hortaliças A e B, pois possuem baixo teor de carboidratos e são ricos em fibras, o que ajuda no controle glicêmico.
Confira:
- Brócolis (Hortaliça B): fonte de fibras e antioxidantes, auxilia na redução da resistência à insulina.
- Couve-flor (Hortaliça B): baixo teor de carboidratos, rica em fibras e vitaminas.
- Espinafre (Hortaliça A): praticamente sem carboidratos, rico em ferro e magnésio.
- Abobrinha (Hortaliça B): rica em água e magnésio, ajuda no equilíbrio da glicose.
- Pepino (Hortaliça B): possui fibras e alto teor de água, ajudando na saciedade e no controle glicêmico.
“As hortaliças A e B podem ser consumidas sem restrições, pois possuem baixíssimo impacto glicêmico. Já os tubérculos (hortaliças C) devem ser consumidos com moderação, de acordo com a orientação nutricional”, salienta o profissional.
Existem legumes não recomendados?
O profissional acrescenta que não existem legumes proibidos, entretanto, os tubérculos, as hortaliças C, devem ter o consumo controlado, pois “possuem mais carboidratos e podem elevar a glicemia”, explica Fernando.
Tubérculos que devem ser controlados, segundo o profissional:
- Batata (inglesa, doce, baroa);
- Mandioca;
- Inhame;
- Cará.