A Howmet Aerospace (HWM.N), fornecedora de peças para aviões da Airbus (AIR.PA) e da Boeing (BA.N), pode suspender algumas entregas se for afetada pelas tarifas anunciadas pelo presidente dos EUA, Donald Trump, segundo carta obtida pela Reuters.
A Howmet, sediada em Pittsburgh, disse na carta aos clientes que declarou um evento de força maior, uma prática legal que permite que as partes de um contrato evitem suas obrigações se forem atingidas por circunstâncias externas inevitáveis e imprevisíveis.
“A Howmet estará isenta de fornecer quaisquer produtos ou serviços impactados por esta emergência nacional declarada e/ou pela ordem executiva sobre tarifas”, escreveu a companhia.
A Howmet se recusou a comentar o conteúdo da carta.
A empresa é fornecedora de componentes metálicos críticos para a indústria global de aviões comerciais, avaliada em US$ 150 bilhões. A Boeing e a Airbus não responderam imediatamente aos pedidos de comentário sobre o documento, que, segundo três fontes do setor, foi enviado a várias empresas da cadeia aeroespacial.
Uma das fontes afirmou que esta foi a primeira ação do tipo por uma grande fornecedora do setor desde o anúncio das tarifas.
Embora a declaração de força maior não signifique automaticamente paralisação das entregas, abre caminho para que a Howmet alegue incapacidade de cumprir contratos, caso seja impactada pela ordem executiva.
A carta também deixou espaço para negociações sobre o repasse dos custos das tarifas, afirmando que a empresa está disposta a discutir com os clientes formas de mitigar os impactos da medida.
As fontes alertaram que, se a declaração for considerada válida, pode haver efeito dominó na cadeia de suprimentos, com empresas tentando repassar os custos.
A medida representa mais um desafio para o setor aeroespacial, já afetado pelos altos custos resultantes de tarifas sobre aço e alumínio importados — e novas tarifas previstas para importações de outros países.
Na quarta-feira, Trump classificou os déficits comerciais como emergência nacional, ao anunciar tarifas que variam entre 10% e 50%, agravando tensões com investidores e alimentando temores de recessão.
Duas das fontes disseram que é comum empresas do setor contestarem esse tipo de manobra, e o sucesso da Howmet dependerá do quanto os tarifas foram imprevisíveis, já que Trump mencionava o tema desde sua campanha eleitoral.