A adoção de animais de estimação se apresenta como uma realidade nos lares brasileiros. Segundo a pesquisa GoldeN/Opinion Box, 80% dos tutores de pets no país adotaram seus animais. As formas mais comuns relatadas são por doações de pessoas próximas (37%), resgate direto da rua (29%) e adoção através de ONGs e abrigos (21%).
A questão familiar é um fator importante apontado como fator motivador: 36% dos entrevistados disseram que adotam porque cresceram em famílias com o costume da adoção. Outros 34% citaram que a adoção foi feita por ver um animal necessitado. Dentre aqueles que já o fizeram, 90% disseram que adotariam outro pet no futuro.
“A crescente adesão à adoção responsável reflete um avanço significativo na conscientização da sociedade sobre o bem-estar animal. No entanto, ainda há desafios, como a adaptação dos pets ao novo lar e os custos inesperados com saúde, que podem impactar a decisão de muitas pessoas”, afirma Felipe Mascarenhas, Head de Marketing de GoldeN, marca da PremieRpet.
Dentre os desafios, o principal apontado pelos entrevistados é realmente a adaptação dos animais de estimação ao novo lar, citada em 26% das respostas. Outros 22% também trouxeram os gastos inesperados como fatores negativos. Apesar disso, 41% disseram não ter dificuldades após a adoção.
A pesquisa também indica que o fato de ajudar um animal abandonado seria uma razão que promoveria a adoção para 50% dos entrevistados. O auxílio com custos iniciais e o aumento na quantidade de campanhas de adoção responsável também seriam ações importantes para aumentar a quantidade de adotantes.
Na última sexta-feira (04), a GoldeN realizou uma ação no Cristo Redentor para promover a causa de adoção no Brasil. Uma projeção fez o monumento “abraçar” um animal de estimação, chamando a atenção para a importância da causa e de encontrar um lar para animais resgatados.
Além da projeção, a GoldeN, por meio do Instituto PremieRpet, vai doar mais de 27 toneladas de alimentos a instituições parceiras do Consórcio Cristo Sustentável, que atuam diretamente no cuidado de aproximadamente 600 pets.
“Esta ação reforça o compromisso de GoldeN com a causa animal e a adoção responsável. Acreditamos que todos cães e gatos merecem lares e tutores que cuidem deles com amor e responsabilidade. O Cristo Redentor, além de ser um símbolo do Brasil, representa o acolhimento e é o cenário perfeito para transmitir nossa mensagem de esperança e transformação, que a adoção responsável tem”, afirma Felipe Mascarenhas, Head de Marketing de GoldeN, marca da PremieRpet.
A iniciativa também contará com três eventos de adoção durante o mês de abril, que acontecerão no Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre, promovendo oportunidades para que mais animais encontrem um lar.
A pesquisa GoldeN/Opinion Box entrevistou 1.146 pessoas de todos os estados do Brasil.