Na manhã desta sexta-feira, 21, o Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema – CIVAP, promoveu a primeira reunião do ano da Câmara Técnica de Saúde, reunindo gestores da saúde dos municípios consorciados para um encontro de discussão e atualização sobre temas relevantes da área.
Conduzido pela Diretora Executiva do CIVAP, Ida Franzoso de Souza, o evento foi iniciado com uma apresentação e boas-vindas do Presidente do Consórcio e Prefeito de Palmital/SP, Luis Gustavo Mendes Morais.
Com cerca de 30 gestores presentes, a primeira pauta abordou as licitações consorciadas na saúde. A pregoeira do CIVAP, Silvia Miranda Gomes, apresentou um panorama sobre os processos licitatórios em andamento e destacou instrumentos essenciais como o Estudo Técnico Preliminar (ETP), o Termo de Referência (TR) e o mecanismo da “Carona”, que permite a adesão à ata de registro de preços conforme a Nova Lei de Licitações.
O encontro também contou com duas palestras importantes. A primeira, ministrada pelo Dr. Agnaldo Carlesse, abordou os avanços da saúde pública e as novas possibilidades com o uso da inteligência artificial na Telemedicina. Ele apresentou o Ecossistema Galileu Saúde 360º, uma plataforma inovadora que realiza predição, atendimento e monitoramento de doenças cardiovasculares, além de oferecer Pronto Atendimento digital 24h e especialidades médicas. A Secretária de Saúde de Tarumã, Karina Floriano Thomaz, compartilhou a experiência do município na utilização da plataforma, destacando melhorias nos índices de diagnóstico de doenças cardiovasculares. A Secretária de Palmital/SP, Nádia Gonçalez também compartilhou a boa experiência no município, seguida da Secretária de Campos Novos Paulista,
A segunda palestra foi ministrada pelo Enfermeiro Ivan Rogério Antunes, que trouxe atualizações tecnológicas no tratamento de feridas. Ele apresentou dados sobre a prevalência e incidência de lesões, alertando sobre os riscos de complicações, como amputações, e a importância da prevenção. O palestrante demonstrou novas tecnologias, incluindo antissépticos e curativos antimicrobianos para o tratamento eficaz de feridas.
Outro destaque do evento foi a apresentação de uma armadilha caseira para o mosquito Aedes aegypti, feita a partir de uma garrafa pet. A iniciativa foi idealizada pelo colaborador do CIVAP, Fiico, e demonstrada pela Diretora Executiva Ida Franzoso. A armadilha foi sugerida aos secretários como uma solução simples e acessível para ser replicada pelos munícipes no combate à dengue. O passo a passo para sua confecção pode ser acessado pelo link:
O CIVAP agradece a presença de todos os gestores, à FEMA, na pessoa do Diretor Executivo Hilário Vetore Neto, pela cessão do espaço e aos palestrantes, que enriqueceram o encontro e as discussões.
______________
Assessoria de Imprensa e Comunicação
Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema