Um bebê recém-nascido de 25 dias que estava engasgado foi salvo por policiais militares em Piraju, na madrugada desta segunda-feira (17).
A ocorrência foi atendida no bairro Cohab Sérgio Garcia.
Segundo a Polícia Militar, a equipe foi informada de um bebê que estava engasgado e não estava respirando.
Foi necessário realizar a Manobra de Heimlich para desobstruir as vias aéreas, o que normalizou a respiração da menina.
Ainda segundo a PM, o bebê foi encaminhado ao pronto-socorro do município, onde passou por atendimento médico, foi liberado e retornou para a família.
As compressões abdominais, também conhecidas como manobra de Heimlich ou manobra de Heimlich, são procedimentos de primeiros socorros usados para tratar obstruções das vias aéreas superiores (ou sufocamento) por objetos estranhos. O médico americano Henry Heimlich é frequentemente creditado por sua criação.
A execução de compressões abdominais envolve um socorrista em pé atrás do paciente, quando adulto, e usando as mãos para exercer pressão na parte inferior do diafragma. Isso comprime os pulmões e exerce pressão sobre qualquer objeto alojado na traqueia, com a esperança de expulsá-lo.
O procedimento padrão para socorrer bebês engasgados é dar cinco tapinhas nas costas, com a criança de bruços e um pouco inclinada para o chão, segundo a médica Ana Escobar, comentarista do Bem Estar, da TV Globo.