Nesta semana, Sinop, em Mato Grosso, recebe uma reunião técnica dedicada à cultura do gergelim, reunindo especialistas para discutir tanto as oportunidades quanto os desafios para a expansão dessa cultura no Brasil. O evento, promovido pela Embrapa Algodão em colaboração com o Instituto Mato-grossense do Feijão, Pulses, Colheitas Especiais e Irrigação (IMAFIR-MT) e a LC Sementes, ocorrerá na sede da Embrapa Algrossilvipastoril nos dias 17 e 18 de setembro.
De acordo com Nair Arriel, chefe-geral da Embrapa Algodão, o objetivo principal é “construir e fomentar a base de conhecimentos científicos e tecnológicos necessária para a evolução e manutenção da capacidade competitiva da cadeia produtiva do gergelim, enfatizando aspectos de sustentabilidade ambiental, competitividade, qualidade e segurança dos produtos e processos produtivos”.
A programação do encontro inclui uma ampla gama de temas, desde um panorama geral do gergelim no Brasil, com foco no mercado, até questões sobre mecanização do plantio, colheita, melhoramento genético, uso de herbicidas, adubação, doenças, sistemas de cultivo e produção de sementes, abordando origem e procedências. O evento também busca identificar as demandas e desafios de curto e longo prazo.
Ao final do encontro, Arriel expressa a expectativa de que sejam consolidadas as principais dificuldades tecnológicas e as ações necessárias em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação para os próximos cinco a dez anos.