O Hospital Guilherme Álvaro (HGA), em Santos, na Baixada Santista, está com estoque de sangue em emergência, suficiente apenas para uma semana. A instituição necessita, especialmente, dos tipos sanguíneos -O, -A e +O, mas ressalta que todos os tipos são bem-vindos.
A coordenadora técnica do hemonúcleo do HGA, Silvana Biagini, destaca que a única fonte de sangue para pacientes que necessitam são os doadores. A doação se faz essencial, sobretudo em casos de acidentes com hemorragias, além de cirurgias e quimioterapias que podem ser canceladas se não houver estoque, tendo em vista que alguns pacientes, durante o tratamento oncológico, têm um bloqueio do crescimento de células sanguíneas.
Silvana explica ainda que nesta época do ano os casos de viroses respiratórias crescem, aumentando o número de pacientes e diminuindo o número de doadores, o que torna a situação mais crítica.
“Lembre-se, se você precisa de sangue no hospital e recebe é porque alguém teve esse gesto de solidariedade. O sangue só é obtido por doação voluntária e altruísta, portanto, um produto finito, até o momento, não tem substitutos”, ressalta a coordenadora.
Doação de sangue
Local: Hospital Guilherme Álvaro, Rua Oswaldo Cruz, 197, Santos
Funcionamento: Segunda a sábado, das 8h às 12h30