Gerar conexão com o público consumidor, acompanhar as principais tendências em curso e ampliar a visibilidade de uma marca em diferentes canais e regiões. Esses são apenas alguns dos benefícios trazidos por uma presença digital robusta de empresas nas redes sociais.
Para os micro, pequenos e médios negócios, estar presente em canais de uso massivo pela população é também um caminho para explorar estratégias de marketing digital e ampliar o faturamento.
A importância da onipresença nas redes é gritante, especialmente no Brasil, onde as redes sociais são utilizadas por 65% dos consumidores durante as compras online.
A modalidade é ainda mais popular entre as gerações Z, que compreende jovens de 16 a 26 anos, e millennials, pessoas de 27 a 42 anos, com 72% de aderência cada. Entre as redes sociais mais populares entre os usuários, o Instagram segue como a preferida. Os dados são de uma pesquisa da Adyen, empresa de tecnologia para pagamentos.
Essas empresas, porém, encaram a limitação de orçamento para exposição via anúncios pagos e o desconhecimento de técnicas de marketing digital, o que dificulta a escolha pelos canais corretos e os meios mais assertivos para atingir o público por meio dessas plataformas.
Para isso, a Meta, empresa responsável pelas redes sociais Facebook, Instagram e pelo aplicativo de mensagens WhatsApp, separou dicas essenciais para empreendedores que estão em busca de mais competitividade no ambiente digital e querem explorar ao máximo as redes sociais para lucrar mais. Veja abaixo:
A proximidade com datas importantes do varejo é um alerta para que empresas se programem com antecedência e sejam capazes de definir táticas em cada uma das redes.
Entre as ações está o destaque de produtos já em estoque nas redes e também a preparação de anúncios com antecedência.
As dicas são válidas em temporadas como Black Friday e outras datas comemorativas, mas também servem para todo ano, afirma a empresa.
Entender as preferências do público é essencial para definir uma comunicação que realmente atraia e retenha consumidores.
Para definir campanhas e até mesmo atrair um novo perfil de público para ampliar oportunidades de venda, a Meta recomenda o uso de ferramentas capazes de monitorar dados demográficos (como idade, gênero e estado civil) e, assim, direcionar melhor cada campanha.
Febre entre os mais jovens, os vídeos são muito populares nas plataformas da Meta. Mas, para usar esse formato de conteúdo da melhor forma, é preciso priorizar a autenticidade e brevidade.
Segundo a Meta, o ideal é apostar em um cenário simples, mas bem iluminado, e aproveitar as tendências de conteúdo do momento.
Criar um tema visual consistente para as vendas ajuda a manter a marca em destaque e reconhecível para os clientes.
Esteja pronto para atender às demandas e perguntas dos clientes de forma rápida e eficiente e, se for preciso, utilize respostas automatizadas.
Nesse cenário, ferramentas como o WhatsApp Business, versão do aplicativo de mensagens voltado às empresas, pode otimizar o atendimento e manter o engajamento.
Muitas PMEs realmente acabam abrindo vários canais e perfis em redes sociais com a impressão de que estar em todos os lugares é a melhor estratégia, o que é uma tática errada.
Portanto, antes de criar um perfil em cada rede, é necessário conhecer um pouco do seu público e entender onde estão essas pessoas.
Isso pode ser feito com uma pesquisa informal entre os clientes já existentes, de preferência com os mais engajados.
Por outro lado, há que pensar que tipo de conteúdo é mais fácil produzir: fotos, vídeos ou texto.