20/04/2025 - 19:28
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

USP tem 288 vagas para pós-graduação na área de comunicações e artes

Até esta sexta-feira (6) estarão abertas as inscrições para os processos de seleção de candidatos aos programas de pós-graduação da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. No total, são 288 vagas, distribuídas entre os cursos de mestrado, com duração de 24 meses, e de doutorado, com duração de até 48 meses. Os cursos são gratuitos.

Cada um dos seis programas realiza o seu próprio processo seletivo, com regras específicas. Todos os cursos adotam Políticas de Ações Afirmativas de Inclusão Social Étnico-Racial, destinando cotas para pessoas autodeclaradas pretas, pardas ou indígenas. Os cursos das áreas de Artes Cênicas e de Música ainda reservam vagas para pessoas trans e para pessoas com deficiência. Além disso, pessoas em situação de refúgio ou de vulnerabilidade socioeconômica também podem concorrer a cotas no programa de pós-graduação em Artes Cênicas.

As exigências e etapas de avaliação variam entre os diferentes programas. Pontos comuns a todos os processos seletivos são a análise de projeto de pesquisa e currículo, arguição oral e comprovação de proficiência em língua estrangeira. Outras formas de avaliação também podem ser aplicadas a depender do programa escolhido.

Confira, a seguir, mais informações sobre os processos seletivos específicos de cada programa:

Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC) realiza processo seletivo para o preenchimento de até 36 vagas, entre os cursos de mestrado e de doutorado. Desse total, metade das vagas são reservadas aos candidatos que optarem por participar da política de ações afirmativas, voltada para a população negra e indígena, pessoas com deficiência, pessoas trans e travestis, pessoas em situação de refúgio, apátridas, portadoras de visto humanitário ou em vulnerabilidade socioeconômica.

Programa de Pós-graduação em Artes Visuais (PPGAV) oferece até 24 vagas para mestrado e 23 vagas para doutorado, com ingresso em 2025. O programa reserva 30% das vagas para pessoas autodeclaradas pretas, pardas ou indígenas que optarem por participar da política de ações afirmativas.

Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI) oferece 10 vagas para mestrado profissional, 21 para mestrado acadêmico e 25 para doutorado. Desse total, 25% das vagas serão reservadas para ações afirmativas, destinadas a pessoas autodeclaradas pretas, pardas ou indígenas.

Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM) oferece até 49 vagas em 2025, das quais 29 são para mestrado e 20 para doutorado. O programa adota ações afirmativas em seu processo, reservando 35% das vagas às candidaturas de pessoas pretas, pardas e indígenas.

Programa de Pós-graduação em Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA) oferece 27 vagas em 2025, distribuídas entre os cursos de mestrado e doutorado. Do total de vagas, 35% são destinadas às candidaturas de pessoas pretas, pardas e indígenas, em concordância com a Política de Ação Afirmativa de Inclusão Social Étnico-Racial.

Programa de Pós-graduação em Música (PPGMUS) oferece 73 vagas, das quais 36 são para mestrado e 37 para doutorado. O programa também adota ações afirmativas, reservando 30% das vagas para a população negra, 5% para pessoas transexuais ou travestis e 5% para pessoas com deficiência.

  • O Portal O Vale Notícias nasceu em 2024 com o objetivo de reunir as principais notícias da região da Bacia do Paranapanema, bem como os principais fatos nacionais e internacionais, integrando o setor de comunicação de massa, em conjunto com os meios de imprensa já existentes na região. A nossa finalidade é oferecer um jornalismo de credibilidade e imparcial, aliado ao imediatismo e a rapidez da internet.

Últimas notícias

spot_imgspot_img

MAIS LIDAS