20/04/2025 - 13:41
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Se pudesse ter uma “varinha mágica” e trabalhar com juros baixos, seria feito, diz Campos Neto

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, repetiu nesta sexta-feira que os juros reais no Brasil são altos, mas especialmente porque o juro real neutro do país é elevado. Ele destacou que o “esforço monetário” empreendido pelo BC — a diferença entre o juro real efetivo e o neutro — está em linha com o de outros países.

“Se pudesse ter uma varinha mágica e trabalhar com juros baixos, inflação baixa, crescimento pujante, desemprego baixo, obviamente que a gente faria”, afirmou, em um evento da Associação Brasileira de Franchising, em São Paulo.

Campos Neto repetiu que o juro real brasileiro tem caído ao longo dos últimos anos, como resultado do amadurecimento institucional do BC, inclusive com a autonomia, e da aprovação de reformas econômicas. “Ao longo dos anos, a gente tem conseguido trabalhar com juros menores”, disse.

O presidente do BC acrescentou que o País tem conseguido trabalhar com um desemprego mais baixo sem causar uma inflação grande na área de serviços, embora tenha reconhecido haver uma preocupação com esse tema.

Campos Neto disse que a percepção no mundo é a de que a barra para Bancos Centrais e governos resgatarem a economia é alta. “Quando tem uma desaceleração na economia, a gente sabe que, em algum momento, o governo vem e resgata.

Ou porque tem um programa fiscal, ou porque o Banco Central pode entrar comprando ativos”, comentou.

Para ele, essa percepção se formou principalmente a partir de uma reunião feita em Sintra (Portugal) há alguns anos, de que os bancos centrais podem entrar e comprar crédito privado, como já entraram.

“A gente aqui no Brasil resistiu a fazer isso, e foi bom. Mas vários outros bancos centrais fizeram isso”, lembrou.

Campos Neto salientou que os governos também podem fazer gastos fiscais, mas o problema é que o mundo está muito endividado e, portanto, com menos espaço para fazer gasto fiscal. “Os bancos centrais perderam muito dinheiro com essa estratégia, então a barra é muito mais alta”, considerou.

Ele deu como exemplo o Banco Central da Suíça, que perdeu 17% do PIB comprando crédito privado.

  • O Portal O Vale Notícias nasceu em 2024 com o objetivo de reunir as principais notícias da região da Bacia do Paranapanema, bem como os principais fatos nacionais e internacionais, integrando o setor de comunicação de massa, em conjunto com os meios de imprensa já existentes na região. A nossa finalidade é oferecer um jornalismo de credibilidade e imparcial, aliado ao imediatismo e a rapidez da internet.

Últimas notícias

spot_imgspot_img

MAIS LIDAS