Faltam 7 dias para o término do prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda de 2025. Os contribuintes têm até as 23h59m59s da sexta-feira (30) para enviar a declaração ao sistema do Fisco.
Cerca de 17 milhões de contribuintes ainda não enviaram a declaração do Imposto de Renda à Receita Federal, de acordo com dados do órgão divulgados na quinta-feira (22).
É necessário ter atenção e agilidade com a proximidade do fim do prazo. O contribuinte que enviar a declaração do Imposto de Renda com atraso está sujeito a uma multa, de acordo com a Receita Federal.
A penalidade é equivalente a 1% sobre o valor do imposto devido, com valor mínimo de R$ 165,74. A cobrança pode chegar a, no máximo, 20% sobre o valor do imposto devido.
O grupo de prioridades e os contribuintes que enviaram suas declarações até o último dia 9 já podem consultar se estão no 1º lote da restituição do Imposto de Renda de 2025.
A consulta está liberada a partir desta sexta-feira (23). O pagamento do 1º lote começa na próxima sexta-feira (30).
Pelo site (on-line)
É possível preencher e enviar a declaração diretamente pela internet. Para acessar o serviço, é necessário possuir uma conta no portal gov.br com nível de segurança prata ou ouro.
Por programa de computador
Também é possível baixar e instalar o programa da Declaração do Imposto de Renda no computador. Com ele, pode-se preencher todas as informações e enviar os dados à Receita Federal.
Por celular ou tablet
Baixe o aplicativo disponível na App Store ou Google Play para preencher e enviar a declaração diretamente pelo celular ou tablet.
O usuário pode preencher e enviar a declaração do Imposto de Renda de forma on-line. Para isso, basta selecionar o botão “Fazer On-line” na aba “Download do Programa do Imposto de Renda”. É necessário ter cadastro na plataforma gov.br e possuir nível prata ou ouro.
É possível selecionar o sistema operacional de acordo com o dispositivo utilizado. A Receita Federal oferece o programa de declaração do Imposto de Renda para os sistemas macOS, Linux e Windows.
Declaração pré-preenchida
Com uma conta gov.br de nível prata ou ouro, é possível iniciar a declaração com diversos campos já preenchidos automaticamente. As informações são obtidas junto às fontes pagadoras, médicos, imobiliárias, entre outros.
Declaração em branco
É possível começar do zero. Durante o preenchimento, o contribuinte pode importar dados de rendimentos e deduções médicas por meio da opção “Importar”, disponível no programa da Receita Federal.
Titular
Essa aba identifica automaticamente a pessoa responsável pela declaração. Os dados, como CPF, nome completo, data de nascimento e endereço, são obtidos da base de dados da Receita Federal. Caso o endereço esteja desatualizado, utilize a opção “Atualizar Endereço” para realizar a correção.