Sensação de estufamento, desconforto abdominal e excesso de gases são problemas comuns que podem afetar o bem-estar e a rotina de qualquer pessoa. De acordo com a nutricionista Cibele Santos, uma forma simples e natural de aliviar esses sintomas está no consumo de chás com propriedades digestivas.
Leia também
-
Vida & Estilo
Nutri indica 4 alimentos infalíveis para combater gases e inchaço
-
Claudia Meireles
Chá anti-inflamatório alivia gases e pode ajudar a emagrecer
-
Claudia Meireles
Chá com ação detox ajuda a proteger o fígado e reduz inflamação
-
Saúde
Confira 5 chás caseiros para melhorar a saúde dos rins
“O chá de hortelã é uma das melhores opções para quem sofre com gases pois, além de refrescante, ajuda na digestão e reduz o inchaço”, afirma.
A hortelã tem ação relaxante sobre o trato gastrointestinal, o que facilita a eliminação de gases e melhora o funcionamento intestinal. Além disso, o chá possui uma série de benefícios adicionais: é calmante, ajuda a aliviar dores de cabeça, atua como descongestionante natural e ainda tem propriedades antioxidantes e antibacterianas, favorecendo a saúde de forma geral.
3 imagens
Fechar modal.
1 de 3
O chá de hortelã é usado para combater problemas digestivos e dores menstruais
Getty Images 2 de 3
Chá de camomila pode ajudar a aliviar gases
Ichad Albert/Getty Images3 de 3
Ao auxiliar o processo digestivo, o chá de gengibre controla o açúcar no sangue, tem ação diurética e termogênica
Francesco Carta Fotografo/Getty Images
Cibele também destaca outras infusões que podem ajudar quem sofre com esse desconforto. “Chá de camomila e chá de gengibre são ótimos aliados. Eles ajudam a relaxar o sistema digestivo e também combatem a inflamação, o que melhora significativamente a digestão”, explica.
O chá de camomila, por exemplo, é conhecido por suas propriedades calmantes e anti-inflamatórias, enquanto o gengibre é reconhecido por sua ação carminativa, ou seja, capaz de reduzir a formação de gases no intestino.
Para obter melhores resultados, a nutricionista recomenda que os chás sejam consumidos sem adição de açúcar e em momentos estratégicos. Um exemplo é após as refeições.
“É importante lembrar que, embora naturais, os chás devem ser usados com moderação e sempre associados a uma alimentação equilibrada”, orienta. Assim, mais que aliviar os sintomas momentâneos, o hábito de consumir chás pode contribuir para a manutenção da saúde digestiva a longo prazo.