22/05/2025 - 06:19
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Rússia retoma compras de frango do Brasil, mas mantém embargo ao RS

A Rússia reverteu parcialmente a suspensão imposta às importações de frangos do Brasil e voltou a autorizar a compra de granjas localizadas fora do Rio Grande do Sul.

A informação foi confirmada à CNN na tarde desta quarta-feira (21) pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). A decisão foi oficializada após reuniões técnicas entre as autoridades sanitárias dos dois países.

Além da Rússia, Belarus, Armênia e Quirguistão também anunciaram a regionalização da suspensão. Esses foram os primeiros países a reverterem os bloqueios desde o início dos embargos, motivados pela confirmação de um caso de gripe aviária em uma granja comercial em Montenegro (RS).

A decisão foi recebida com otimismo pelo governo brasileiro. Segundo técnicos do Mapa ouvidos pela CNN, a rápida adoção da regionalização por parte desses países, aliada à contenção eficiente do foco da doença, fortalece os argumentos do Brasil nas negociações com outros mercados que ainda mantêm restrições.

Também nesta quarta-feira, os Emirados Árabes Unidos anunciaram a adoção de uma restrição regionalizada, suspendendo apenas as importações de carne de frango provenientes do município de Montenegro.

A avaliação dentro do governo é de que, apesar da confirmação da presença do vírus em uma criação comercial, o Mapa já estava preparado para a situação.

O vírus da gripe aviária não é novidade: já havia sido detectado em outras regiões do mundo, como Ásia, África e norte da Europa. No próprio Brasil, ele já havia sido identificado em aves silvestres e de subsistência.

Na Europa, apenas em 2025, mais de 200 casos foram registrados.

A percepção da Agricultura era de que seria apenas uma questão de tempo até que a gripe aviária chegasse também a uma criação comercial brasileira.

O ministério já vinha elaborando medidas de precaução. Desde 2023, o governo dá uma atenção especial para o assunto.

Foram assinados acordos de regionalização com países como Japão, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Filipinas — mercados importantes para a balança comercial do setor.

O acordo com o Japão, por exemplo, foi assinado em março.

  • O Portal O Vale Notícias nasceu em 2024 com o objetivo de reunir as principais notícias da região da Bacia do Paranapanema, bem como os principais fatos nacionais e internacionais, integrando o setor de comunicação de massa, em conjunto com os meios de imprensa já existentes na região. A nossa finalidade é oferecer um jornalismo de credibilidade e imparcial, aliado ao imediatismo e a rapidez da internet.

Últimas notícias

spot_imgspot_img

MAIS LIDAS