22/05/2025 - 03:42
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Um quarto dos adolescentes terão obesidade ou sobrepeso em 2030, diz estudo

Cerca de 464 milhões de adolescentes do mundo terão sobrepeso ou obesidade até 2030, de acordo com projeção realizada pela Comissão Lancet sobre saúde e bem-estar dos adolescentes. As estimativas foram publicadas nesta terça-feira (20).

Além disso, a pesquisa mostrou que daqui a cinco anos ainda haverá mais de 1 bilhão de adolescentes no mundo, com idades entre 10 e 24 anos, vivendo em maior risco de contrair HIV/Aids, gravidez precoce, depressão, má nutrição e lesões.

Essa é a segunda análise da Comissão Lancet sobre saúde e bem-estar dos adolescentes no mundo. A primeira foi realizada em 2016.

De acordo com a pesquisa, na última década, o progresso na saúde e no bem-estar dos adolescentes tem sido misto e desigual. Embora as taxas globais de tabagismo e consumo de álcool tenham diminuído e a participação educacional – especialmente entre mulheres jovens – tenha aumentado, as doenças relacionadas à obesidade e os transtornos mentais estão aumentando em todas as regiões. Segundo os pesquisadores, essa piora pode estar relacionada à pandemia da Covid-19 e à falta crônica de financiamento em saúde em alguns países.

Análise aponta progresso insuficiente e desigual entre países

A segunda análise da Comissão Lancet sobre saúde e bem-estar de adolescentes foi feita usando dados do estudo Global Burden of Disease de 2021. Segundo o estudo, havia quase 1,1 bilhão de adolescentes vivendo em países onde problemas de saúde preveníveis e tratáveis, como HIV/Aids, gravidez precoce, sexo inseguro, depressão, má nutrição e lesões, continuam sendo uma ameaça diária à saúde e ao bem-estar.

Em 2016, esse número era um pouco menor: quase um bilhão de adolescentes. Isso indica, juntamente com o crescimento populacional, uma falta de progresso no tratamento da saúde dos adolescentes. Novas projeções sugerem que, sem iniciativas políticas e investimentos financeiros, ainda haverá mais de 1 bilhão de adolescentes vivendo em países com múltiplas cargas em 2030.

Saúde mental dos adolescentes sofreu declínio nos últimos 30 anos

A análise também mostrou que a saúde mental dos adolescentes sofreu um declínio cognitivo significativo nas últimas três décadas em países com dados disponíveis. Do ponto de vista dos pesquisadores, esse fenômeno pode ter sido exacerbado pela pandemia de Covid-19.

Em 2030, a Comissão projeta que 42 milhões de anos de vida saudável serão perdidos em decorrência de transtornos mentais ou suicídio — dois milhões a mais do que em 2015.

Além disso, a pesquisa aponta as mudanças climáticas como uma nova ameaça à saúde mental dos adolescentes. Os jovens de hoje são a primeira geração que viverá toda a via com uma temperatura média global anual consistentemente 0,5 °C mais alta do que os níveis pré-industriais. Em 2100, a estimativa é de que 1,9 bilhão de adolescentes viverão em um mundo que deverá estar 2,8 °C acima dos níveis pré-industriais.

Uma revisão sistemática feita pela Comissão descobriu que tanto desastres climáticos de ação rápida (como furacões e enchentes) quanto efeitos de ação mais lenta (como insegurança alimentar crônica) contribuem para condições de saúde mental em adolescentes, como transtorno de estresse pós-traumático, ansiedade e depressão.

“A saúde e o bem-estar dos adolescentes em todo o mundo estão em um ponto crítico, com progressos mistos observados nas últimas três décadas. Embora o consumo de tabaco e álcool tenha diminuído e a participação no ensino secundário e superior tenha aumentado, o sobrepeso e a obesidade aumentaram até oito vezes em alguns países da África e da Ásia nas últimas três décadas, e há um fardo crescente de problemas de saúde mental entre adolescentes em todo o mundo”, analisa Sarah Baird, professora da Universidade George Washington e copresidente da Comissão, em comunicado.

“Investir na saúde e no bem-estar dos jovens é crucial para salvaguardar o nosso futuro coletivo. Devemos priorizar o investimento na saúde e no bem-estar dos adolescentes por meio de iniciativas que, incluindo aquelas que fortalecem as escolas, para promover a saúde e o bem-estar e garantir o acesso universal aos cuidados de saúde para adolescentes”, acrescenta.

Adolescentes com pior saúde mental passam mais tempo nas redes sociais

Este conteúdo foi originalmente publicado em Um quarto dos adolescentes terão obesidade ou sobrepeso em 2030, diz estudo no site CNN Brasil.


O Portal O Vale Notícias nasceu em 2024 com o objetivo de reunir as principais notícias da região da Bacia do Paranapanema, bem como os principais fatos nacionais e internacionais, integrando o setor de comunicação de massa, em conjunto com os meios de imprensa já existentes na região. A nossa finalidade é oferecer um jornalismo de credibilidade e imparcial, aliado ao imediatismo e a rapidez da internet.


Este conteúdo foi criado originalmente em: www.cnnbrasil.com.br

  • O Portal O Vale Notícias nasceu em 2024 com o objetivo de reunir as principais notícias da região da Bacia do Paranapanema, bem como os principais fatos nacionais e internacionais, integrando o setor de comunicação de massa, em conjunto com os meios de imprensa já existentes na região. A nossa finalidade é oferecer um jornalismo de credibilidade e imparcial, aliado ao imediatismo e a rapidez da internet.

Últimas notícias

spot_imgspot_img

MAIS LIDAS