O Google mostrou em primeira-mão óculos alimentados pelo Android XR, a versão de realidade estendida do software da empresa de tecnologia. A novidade foi divulgada durante o Google I/O, conferência anual de programadores da bigtech, na terça-feira (20), em São Francisco, na Califórnia.
O primeiro óculos foi fruto de uma parceria com a chinesa XReal e deve ser seguido por colaborações com outras empresas de tecnologia, como a Samsung, e do ramo da ótica, como Kering, Gentle Monster e Warby Parker. Os produtos vão chegar ao mercado após outras bigtechs, como a Apple e a Meta, terem anunciado seus óculos de realidade estendida.
Equipados com câmera, microfones e alto-falantes, estes óculos funcionam em conjunto com o seu celular, permitindo que você acesse seus aplicativos sem precisar colocar a mão no bolso. E um visor opcional na lente fornece informações úteis de forma privada, exatamente quando você precisa. Combinar estes óculos com os Gemini significa que eles veem e ouvem o que você faz, para que entendam seu contexto, lembrem-se do que é importante para você e possam te ajudar ao longo do dia”, afirma o Google em seu site.
Os óculos equipados com Android XR poderão enviar mensagens para amigos, marcar de compromissos, solicitar direções passo a passo, tirar fotos e fazer tradução simultânea entre duas pessoas.
O diferencial do Google é ir na contramão de Apple, que criou óculos com um visual futurista, e adicionar o Android XR em designs convencionais, que podem ser usados na rua. A tecnologia já é aplicada em headsets de empresas parceiras, como Samsung e a Qualcomm.
Confira aqui as outras novidades anunciadas no Google I/O.