A Receita Federal tem a expectativa de receber 46,2 milhões de declarações do Imposto de Renda em 2025. Parte desse número são de pessoas que passaram a se enquadrar nos requisitos para acertar as contas com o Fisco.
É necessário ficar atento, pois o prazo para enviar a declaração do Imposto de Renda 2025 termina no próximo dia 30.
Até às 20h do último dia 20 de maio, 28 milhões de contribuintes já haviam enviado a sua documentação. Sendo assim, cerca de 19 milhões de pessoas ainda precisam enviar a declaração.
Saiba como declarar pela primeira vez.
A Receita Federal oferece uma série de ferramentas para auxiliar na declaração do Imposto de Renda.
Há diferentes formas de preencher e enviar, além de opções que agilizam o lançamento das informações. A seguir, está um guia prático com os principais passos para você declarar seu imposto de maneira simples e segura.
Pelo site (online)
É possível preencher e enviar a declaração diretamente pela internet. Para acessar o serviço, é necessário possuir uma conta no portal gov.br com nível de segurança prata ou ouro.
Por programa de computador
Também é possível baixar e instalar o programa da Declaração do Imposto de Renda no computador. Com ele, pode-se preencher todas as informações e enviar os dados à Receita Federal.
Por celular ou tablet
Baixe o aplicativo disponível na App Store ou Google Play para preencher e enviar a declaração diretamente pelo celular ou tablet.
Declaração pré-preenchida
Com uma conta gov.br de nível prata ou ouro, é possível iniciar a declaração com diversos campos já preenchidos automaticamente. As informações são obtidas junto a fontes pagadoras, médicos, imobiliárias, entre outros.
Declaração em branco
É possível começar do zero. Durante o preenchimento, o contribuinte pode importar dados de rendimentos e deduções médicas por meio da opção “Importar”, disponível no programa da Receita Federal.
Titular
Essa aba identifica automaticamente a pessoa responsável pela declaração. Os dados como CPF, nome completo, data de nascimento e endereço são obtidos da base de dados da Receita Federal.
Caso o endereço esteja desatualizado, utilize a opção “Atualizar Endereço” para realizar a correção.
Rendimentos
As informações de rendimentos são, em grande parte, preenchidas automaticamente com os dados fornecidos pelas fontes pagadoras.
No entanto, é fundamental revisar cada item, especialmente os pré-preenchidos, marcando-os como “Revisado” após a conferência.
Não é necessário classificar os rendimentos como tributáveis ou isentos — o sistema faz essa categorização com base na natureza do rendimento informado.
Pagamentos ou Doações
Informe todos os pagamentos e doações realizados no ano-calendário correspondente.
Ao iniciar a declaração, a versão pré-preenchida pode recuperar dados fornecidos por terceiros ou doações já registradas.
Patrimônio
Inclui bens, direitos, dívidas e ônus reais pertencentes ao titular e aos dependentes. Todas as informações devem refletir a situação patrimonial ao final do ano-calendário.
1. Escolha o tipo de desconto
Após o preenchimento, o contribuinte deve escolher entre duas opções de desconto: