O presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, afirmou neste sábado (17) que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fala sobre paz e faz ameaças ao mesmo tempo durante negociações nucleares.
“Em qual devemos acreditar?”, questionou Pezeshkian em um evento naval em Teerã. “Por um lado, ele fala de paz e, por outro, ameaça com as ferramentas mais avançadas de extermínio em massa.”
Teerã também deixou claro que não tem medo de ameaças dos EUA. “Não estamos buscando guerra”, completou o presidente iraniano.
Trump disse na sexta-feira (15) que o Irã tinha uma proposta dos EUA para analisar sobre o programa nuclear, e sabe que precisa agir rapidamente para resolver uma disputa de décadas.
“Mais importante, eles sabem que precisam agir rapidamente, ou algo ruim vai acontecer”, disse Trump a repórteres a bordo do Air Force One após decolar dos Emirados Árabes Unidos na sexta-feira (15), de acordo com uma gravação de áudio das declarações.
No entanto, o ministro das relações exteriores iraniano, Abbas Araqchi, em uma publicação no X, disse que Teerã não havia recebido uma proposta dos EUA. “Não há cenário em que o Irã abandone seu direito arduamente conquistado de enriquecer (urânio) para fins pacíficos…”, disse Araqchi.
Pezeshkian afirmou que o Irã não “recuará de nossos direitos legítimos”.
“Por nos recusarmos a ceder à intimidação, dizem que somos uma fonte de instabilidade na região”, comentou o presidente.
A quarta rodada de negociações entre Irã e EUA terminou em Omã no último domingo (11). Uma nova rodada ainda não foi agendada.