O Zoológico da Filadélfia recebeu novos animais esta semana depois de um casal de tartarugas-das-galápagos, da Ilha de Santa Cruz, no Equador, darem a luz a três filhotes.
Os machos se juntaram às “Golden Girls”, quatro tartarugas fêmeas que nasceram no início desse ano e foram chamadas de Dorothy, Rose, Blanche e Sophia depois de uma votação da comunidade. O ovo do primeiro machos começou a se chocar no dia 14 de abril, mas nenhum dos três foi nomeado até o momento.
Todos os sete filhotes são filhos da fêmea Mommy e do macho Abrazzo, os dois animais mais antigos do Zoológico da Filadélfia. Mommy também é considerada a mais velha “mãe de primeira viagem” da espécie, já que ela está no zoológico há mais de 90 anos.
O sexo dessas tartarugas é determinado pela temperatura durante a incubação, que o zoológico pode influenciar. Temperaturas abaixo de 28,2°C produzem machos, e condições acima de 29,4°C produzem fêmeas. Os ovos começam a se chocar em torno de quatro a oito meses.
Além disso, mais nove ovos que Mommy botou em janeiro ainda estão se desenvolvendo, e podem se chocar em breve, de acordo com funcionários do zoológico.
“A Mommy chegou ao zoológico em 1932, o que significa que qualquer pessoa que tenha visitado o zoológico nos últimos 92 anos provavelmente a viu”, disse a presidente e CEO Jo-Elle Mogerman em um comunicado em abril.
“A visão do Zoológico da Filadélfia é de que esses filhotes façam parte de uma população próspera de tartarugas-da-galápagos em nosso planeta saudável daqui a 100 anos”, completou a presidente.
As tartarugas-das-galápagos estão criticamente ameaçadas de extinção, e esses filhotes fazem parte de um programa da Associação de Zoológicos e Aquários que trabalha para manter espécies como essa vivas.
“Esse sucesso foi um processo de anos, desde a chegada de Abrazzo ao zoológico em 2020, passando pela arrecadação de fundos para materiais de nidificação em 2021, até a introdução de Mommy e Abrazzo em 2022”, disse a vice-presidente de Bem-Estar Animal, Rachel Metz, em um comunicado.
“Nossa mais sincera gratidão por este sucesso vai para o trabalho apaixonado e diligente de especialistas da comunidade AZA e de toda a equipe do Zoológico da Filadélfia, incluindo os inúmeros tratadores que mantiveram Mommy saudável e próspera nos últimos 93 anos.”
O zoológico está vendendo produtos para celebrar as tartarugas e arrecadar dinheiro para o fundo de assistência animal.