O município de Pompeia foi palco, nesta sexta-feira (09), da 14ª Oficina Preparatória da Operação Estiagem “São Paulo Sem Fogo 2025”, reunindo representantes de 51 municípios ligados à Regional de Proteção e Defesa Civil (REPDEC) I-11, sendo 35 deles integrantes do Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema – CIVAP. Entre os destaques do evento, esteve a participação ativa do Coordenador da Câmara Técnica de Proteção e Defesa Civil do CIVAP, Coronel Shesterson Campos, evidenciando a importância regional do consórcio no combate aos incêndios florestais e desastres ambientais.
A programação contou com a presença do prefeito de Pompeia, Diogo Ceschim, o presidente da Câmara Vanderlei Ribeiro, além do Capitão PM Caio Veneziani, Sargento Alessandra e Soldado Hudson representando a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC/SP). O evento também reuniu oficiais do Corpo de Bombeiros, policiamento ambiental e coordenadores municipais de Proteção e Defesa Civil, acompanhados de suas equipes técnicas.
Destaque especial para o COMPDEC de Pompéia, sob a liderança do senhor Claudemir Soares, responsável pela coorganização e receptividade, junto à equipe de cerimonial da prefeitura. A estrutura eficiente garantiu a integração de autoridades, especialistas e gestores, fortalecendo a troca de experiências e a articulação entre os diversos órgãos envolvidos.
Durante a programação do dia, palestrantes e técnicos do SEMIL(Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística), Instituto Florestal, Corpo de Bombeiros, Climatempo e da Defesa Civil do Estado apresentaram dados estatísticos comparativos dos últimos anos, destacando a evolução das queimadas e a necessidade do alinhamento das estratégias de prevenção e resposta. Os dados revelaram que, apesar dos avanços conquistados nas últimas edições do São Paulo Sem Fogo, o cenário ainda inspira cuidados, principalmente em razão das mudanças climáticas e do aumento dos períodos secos.
Com o sucesso da aula teórica a próxima fase da Operação Estiagem já tem data marcada: na próxima semana, os municípios participantes retornarão para aulas práticas ministradas pelo Corpo de Bombeiros, finalizando, assim, a etapa amarela da operação. Este ciclo de treinamentos prepara as equipes municipais para a fase vermelha – o ápice do risco de queimadas – reforçando o compromisso do Estado em proteger vidas, patrimônios e recursos naturais em mais um período crítico de estiagem.
A presença do CIVAP e dos municípios participantes da Câmara Técnica de Proteção e Defesa Civil reforça o compromisso regional com a prevenção, preparação e resposta aos desastres, mostrando que a união entre municípios é essencial para proteger vidas, patrimônios e o meio ambiente diante dos grandes desafios provocados pela estiagem.
Colaborou: Cel. Shesterson Campos
_________________
Assessoria de Imprensa e Comunicação
Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema