Aos 17 anos, Manuela (nome fictício) deu um passo importante para transformar sua história. Em cumprimento de medida socioeducativa no CASA Anita Garibaldi, unidade da Fundação CASA na cidade de Cerqueira César, a jovem começou o mês de maio realizando um sonho antigo: frequentar um curso profissionalizante de Design de Sobrancelhas, com bolsa integral.
A oportunidade foi viabilizada por meio de uma articulação entre a equipe do centro socioeducativo e o Ágora Centro Educacional, escola profissionalizante da cidade. As aulas acontecem uma vez por semana, ao longo de quatro meses, e são realizadas nas dependências da instituição de ensino.
Animada com o início da formação, Manuela já vislumbra o futuro com mais esperança. “Minha mãe é cabeleireira e a gente tem um salão. Com o que eu aprender no curso, quero ajudar ela a expandir os serviços e atrair mais clientes”, contou a jovem, que também é reconhecida por sua habilidade como trancista dentro do centro. “Ela encanta com os penteados que faz. Tem talento e sensibilidade”, destacou a coordenadora pedagógica do CASA Cerqueira César, Keren Adeline Lopes.
A história de Manuela é exemplo de como a educação e a capacitação profissional podem abrir portas e oferecer novas possibilidades de vida. “Mais do que um curso, essa experiência significa a chance de resgatar um projeto de futuro, de se sentir capaz e de sonhar de novo”, completou Keren.
Para a presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto, a trajetória da jovem reafirma a missão da instituição. “Cada oportunidade oferecida a um adolescente é uma chance concreta de transformação. A Manuela tem garra, tem um propósito claro, e o que fazemos é garantir que ela tenha o apoio necessário para construir seu próprio caminho. A socioeducação precisa estar conectada com o futuro dessas juventudes.”