A Defesa Civil de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, emitiu um alerta para a possibilidade de forte temporal entre 12h e 23h desta sexta-feira (9). Os acumulados podem ultrapassar 80mm, com chuvas mais intensas previstas para o final da tarde e noite.
Segundo o alerta, as condições são favoráveis para rajadas de vento superiores a 80 km/h, descargas elétricas e queda de granizo na capital sulista.
A Comissão Permanente de Atuação em Emergência monitora a situação, e se encontra em prontidão para o atendimento da população.
Orientações da Defesa Civil:
O mês de maio marca um ano das enchentes que ocorreram no Rio Grande do Sul. No dia 1° de maio de 2024, foi decretado estado de calamidade pública foi decretado em todo a região do sul do país.
Ao todo, as inundações impactaram 478 das 497 cidades gaúchas, afetando diretamente cerca 2,4 milhões de habitantes. O número de vítimas fatais chegou a 184, além de 806 feridos e 25 pessoas até hoje dadas como desaparecidas.
Quase 200 mil pessoas ficaram desalojadas ou desabrigadas, e uma verdadeira operação de guerra foi deflagrada pelos governos locais e nacional, mobilizando forças de resgate de diferentes estados, que contaram com o apoio abnegado de milhares de voluntários também vindos de todas as regiões, o país, e uma rede gigantesca de doações.
*Sob supervisão de Pedro Osorio