08/05/2025 - 14:28
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

7 maneiras de limpar a memória do celular e deixar com mais espaço

Se você já precisou apagar arquivos do celular para liberar espaço, está entre a maioria dos usuários de smartphone ao redor do mundo. Afinal, quem nunca deletou mensagens, fotos ou outros conteúdos para conseguir armazenar mais coisas?

A boa notícia é que existem formas bem mais eficientes de fazer isso do que excluir item por item.

Apagar alguns vídeos e fotos do seu celular pode ajudar por algum tempo, mas não é a solução adequada para manter o seu dispositivo com o espaço necessário. Antes de sair apagando tudo, o primeiro passo é verificar quanto espaço de armazenamento ainda resta disponível no seu smartphone, seja Android ou iOS.

Por isso, a CNN Brasil reuniu sete dicas para ajudar você a liberar espaço e otimizar a memória do celular. Vale lembrar que o processo varia entre dispositivos da Apple e aqueles com sistema Android, mas a maioria das dicas pode ser aplicada nos dois casos.

O primeiro passo para liberar espaço no seu celular é identificar quais itens estão consumindo mais armazenamento.

No iPhone, vá em “Ajustes”, selecione “Geral” e depois toque em “Armazenamento do iPhone”. Já nos aparelhos Android, abra o app “Meus Arquivos”, toque nos três pontinhos no canto superior direito da tela e selecione “Analisar armazenamento”.

Agora, você sabe exatamente quanto está sendo utilizado por apps, fotos, documentos e outros arquivos.

Em muitos casos, as pessoas baixam aplicativos e esquecem de apagá-los, mesmo sem usá-los — inclusive, esses apps continuam consumindo espaço e até bateria.

Por isso, vale a pena acessar os detalhes de armazenamento do seu smartphone, verificar os aplicativos que não estão sendo utilizados com frequência e excluir todos que não são mais necessários.

Nos últimos anos, gravar vídeos e tirar fotos se tornou parte da rotina da maioria dos usuários de smartphone; não é à toa que esses arquivos estão entre os que mais ocupam espaço no armazenamento do aparelho.

Uma dica óbvia, mas que pode ser eficiente é salvar esses arquivos em um serviço de nuvem, seja no Google Fotos, iCloud, ou outro.

No caso do Google Fotos, cada conta pode usar gratuitamente até 15 GB de armazenamento na nuvem, compartilhados com o Google Drive e o Gmail. Assim como em outros serviços, é possível contratar planos pagos para expandir esse espaço. A opção mais barata do Google oferece 100 GB por R$ 9,99 por mês.

No Brasil, o WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais usado pelos usuários, tanto em celulares Android quanto em iPhones. O acúmulo de mensagens, fotos, vídeos e áudios pode ser um dos principais responsáveis por ocupar o armazenamento do aparelho seu aparelho — no meu caso, são 15 GB.

Uma boa dica é, a cada seis meses, faça uma limpeza nas conversas e nos arquivos do WhatsApp. Dessa forma, você evita que o app ocupe mais espaço do que o necessário.

Outra forma de liberar a memória do seu celular é limpando o cache e o histórico do navegador.

No Android, abra o app do Google Chrome, toque nos três pontinhos no canto superior direito da tela, selecione “Histórico” e depois clique em “Excluir dados de navegação” para apagar o histórico e o cache dos sites visitados.

Já nos dispositivos da Apple, vá em “Ajustes”, procure por “Safari” em “Apps” e toque em “Limpar Histórico e Dados dos Sites”.

Assim como os navegadores, os aplicativos também acumulam dados em cache.

Se você não quer excluir apps que consomem muito armazenamento, como YouTube e Instagram, pode acessar as configurações do seu smartphone e limpar o cache desses aplicativos individualmente.

No Android, vá em “Configurações”, depois em “Aplicativos” e selecione o app do qual deseja apagar o cache. Em seguida, toque em “Armazenamento” e escolha a opção “Limpar cache”. O iPhone ainda não oferece uma função nativa para limpar o cache dos aplicativos, mas alguns apps contam com essa opção nas próprias configurações.

  • O Portal O Vale Notícias nasceu em 2024 com o objetivo de reunir as principais notícias da região da Bacia do Paranapanema, bem como os principais fatos nacionais e internacionais, integrando o setor de comunicação de massa, em conjunto com os meios de imprensa já existentes na região. A nossa finalidade é oferecer um jornalismo de credibilidade e imparcial, aliado ao imediatismo e a rapidez da internet.

Últimas notícias

spot_imgspot_img

MAIS LIDAS