Quando queremos dizer que entregamos algo pessoalmente ou diretamente a alguém, costumamos usar as expressões “em mãos” ou “em mão”.
Possivelmente, você já ouviu as duas expressões sendo utilizadas, mas não sabe ao certo qual delas é considerada correta pela norma culta da Língua Portuguesa.
Nosso idioma é bastante complexo e é comum que um termo possua algumas variações. No entanto, algumas dessas variações não passam de desvios da norma culta.
Você sabe qual é a forma correta: “em mãos” ou “em mão”? Continue a leitura:
Para chegarmos a uma resposta, primeiro é preciso saber que os próprios dicionários não possuem um consenso quanto à forma correta.
O que sabemos é que a variação “em mão” está gramaticalmente correta. Já a forma “em mãos” aparece em alguns dicionários.
Como exemplo, podemos citar os dicionários Mini Aurélio (2010), Houaiss (2009), Cegalla (2008) e Caldas Aulete (2008). Todos eles registram as duas formas: “em mãos” e “em mão”.
Dito isso, podemos afirmar que ambas as formas podem ser consideradas corretas, não havendo um consenso, contudo, sobre o termo “em mãos”.
Sendo assim, a forma mais aceita, gramaticalmente, seria “em mão”. Mas não há problema em usar “em mãos”, sendo esta a variação mais comum na linguagem coloquial.
As expressões “em mãos” e “em mão” costumam ser utilizadas para indicar que algo foi entregue pessoalmente ao destinatário.
Embora haja divergência entre a aceitação das duas variações pela norma culta, ambas são empregadas com o mesmo significado.
A fim de entendermos melhor como a expressão pode ser empregada e que as duas formas possuem sentidos semelhantes, vamos conferir alguns exemplos de frases:
Agora, também veja exemplos de frases com “em mão”: