04/05/2025 - 17:58
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Museu do Ipiranga destaca letreiros e azulejos como parte do patrimônio cultural brasileiro

Museu do Ipiranga destaca letreiros e azulejos como parte do patrimônio cultural brasileiro

O Museu do Ipiranga promove no dia 10 de maio a segunda edição do encontro Mensagens do Tempo Presente: Escritas e Imagens como Patrimônio Cultural. Com atividades gratuitas ao longo do dia, o evento se dedica à troca de saberes e à valorização de elementos escritos e visuais do cotidiano, tais como os painéis de azulejos que resistem ao tempo e os letreiros de comércios desenhados à mão. Neste ano, serão apresentados estudos e projetos que abordam as histórias visuais de ruas, fachadas e vitrines do País, compreendendo-as como registros do presente e, ao mesmo tempo, patrimônios culturais.

Para conduzir esta discussão, Douglas Nascimento e Filipe Grimaldi participarão de um bate-papo, seguido de oficinas sobre expressões visuais que enriquecem a paisagem urbana de São Paulo. São imagens capazes de refletir valores, afetos e aspirações de uma sociedade, carregando diferentes marcas de suas culturas.

A programação se inicia às 10h, com uma mesa formada pelos dois convidados que apresentarão suas pesquisas e trabalhos no campo das artes visuais. Douglas Nascimento falará sobre o papel dos painéis de azulejos ilustrados, antes muito comuns, nas casas e edifícios de São Paulo. Em seguida, Grimaldi exibirá o trabalho que desenvolve sobre os diferentes tipos de caligrafias empregados em cartazes comerciais. O designer é conhecido nas redes sociais pela expressão “chora, fotoxópi!”, bordão que criou ao comentar vídeos de produção manual de artistas brasileiros. A frase enaltece a manualidade dos processos artísticos, diferenciando-a dos processos digitais.

À tarde, os palestrantes convidam o público para duas atividades práticas. Douglas Nascimento guiará os participantes por um percurso no entorno do museu para observar construções que mantém seus painéis de azulejos, e Filipe Grimaldi promoverá uma oficina de pintura de letra popular.

Confira a programação completa:

10h | Bate-papo com Filipe Grimaldi e Douglas Nascimento
Azulejos ilustrados de diferentes origens, autorias e temáticas serão apresentados e comentados por Douglas Nascimento, comunicador, pesquisador e ativista nas áreas de cultura e patrimônio histórico. Em seguida, o artista e designer Filipe Grimaldi abordará os diferentes estilos caligráficos empregados em cartazes comerciais pelo Brasil, feitos por letristas profissionais e amadores chamados de “abridores de letras”. Inscrições on-line gratuitas até 4/5, neste link

14h | Roteiro mediado: Painéis de azulejos no bairro do Ipiranga
Guiados por Douglas Nascimento, os participantes farão um percurso por ruas próximas ao Parque da Independência, passando por residências e edifícios que ainda preservam painéis de azulejos em suas fachadas. Quantidade de vagas: 20 (seleção por sorteio, realizado durante a programação da manhã)

14h | Oficina: Pintura de Letra Popular
Combinando teoria e prática, a oficina introdutória trabalha as técnicas de pintura de letras e composição de letreiros feitos à mão. Ministrada por Filipe Grimaldi, a atividade aborda diferentes estilos caligráficos adotados por letristas populares. Todo o material será fornecido aos participantes. Quantidade de vagas: 20 – seleção por sorteio, realizado durante a programação da manhã

Douglas Nascimento é comunicador, pesquisador e ativista do patrimônio histórico e cultural, nascido no bairro do Belenzinho, em São Paulo. Desde 2009, utiliza as redes sociais para divulgar e democratizar o acesso à história da capital paulista, por meio do projeto São Paulo Antiga, que fundou após atuar no meio editorial e na direção do Museu Histórico da Portuguesa. Seu trabalho influenciou iniciativas semelhantes em diversas cidades do Brasil, e ele também já colaborou com veículos como Veja São Paulo e Folha de S.Paulo.

Filipe Grimaldi é artista, designer e especialista em lettering, com um estilo que mistura referências brasileiras e latino-americanas. À frente do Atelier Sinlogo, é uma das principais referências em pintura de letra popular no País. Além de ensinar a técnica em cursos no Sesc, Grimaldi compartilha seu conhecimento com um público de quase 1 milhão de seguidores, e suas obras estão espalhadas por fachadas, muros e placas por todo o Brasil.

Mensagens do Tempo Presente: Escritas e Imagens como Patrimônio Cultural
Data: 10 de maio (sábado), a partir das 10h (credenciamento a partir das 9h30, com tolerância de entrada de 15 minutos)
Local: Auditório do Museu do Ipiranga
Endereço: Rua dos Patriotas, 100
Classificação: a partir 15 anos
Acessibilidade: intérprete de Libras
Inscrições gratuitas: até 4/5 neste link e por sorteio no local

Confira mais informações em museudoipiranga.org.br/visite e nas redes sociais Instagram e Facebook

O post Museu do Ipiranga destaca letreiros e azulejos como parte do patrimônio cultural brasileiro apareceu primeiro em Agência SP.

  • O Portal O Vale Notícias nasceu em 2024 com o objetivo de reunir as principais notícias da região da Bacia do Paranapanema, bem como os principais fatos nacionais e internacionais, integrando o setor de comunicação de massa, em conjunto com os meios de imprensa já existentes na região. A nossa finalidade é oferecer um jornalismo de credibilidade e imparcial, aliado ao imediatismo e a rapidez da internet.

Últimas notícias

spot_imgspot_img

MAIS LIDAS