Interior de SP: homicídios, latrocínios e feminicídios caem nas cidades paulistas
As cidades do interior de São Paulo fecharam o primeiro trimestre do ano com redução no número de homicídios, latrocínios e feminicídios. Os dados fazem parte do balanço da Secretaria da Segurança Pública de São Paulo.
De janeiro a março deste ano, o interior do estado registrou 380 homicídios dolosos — quando há intenção de matar. Foi o segundo menor índice da história para o interior do estado. O número é 12% menor na comparação com o primeiro trimestre de 2024, quando aconteceram 432 homicídios.
Latrocínios têm queda histórica
Os roubos seguidos de morte terminaram o trimestre com uma redução histórica no interior paulista. Foram 16 latrocínios de janeiro a março, quatro a menos no comparativo com o ano passado.
O dado confirma uma queda histórica para os latrocínios, que chegaram ao menor número dos últimos 25 anos — mesma quantidade registrada em 2019. Desde 2023, os roubos seguidos de morte têm caído gradativamente no interior paulista — passando de 24 crimes para 16, neste ano.
Trimestre termina com redução de feminicídios
As Delegacias de Defesa da Mulher (DDMs) registraram no primeiro trimestre do ano 34 casos de feminicídios. A quantidade é 29% menor na comparação entre janeiro e março de 2024, quando aconteceram 48 crimes em razão do gênero.
A delegada Adriana Liporoni, coordenadora das Delegacias de Defesa da Mulher, considera que a redução representa um progresso. “Ainda há muito a ser feito, mas qualquer vida preservada já é um avanço que precisa ser valorizado”, afirmou.
A diminuição dos casos é atribuída a um conjunto de políticas públicas voltadas à prevenção e enfrentamento da violência de gênero. Entre as ações destacam-se o incentivo à denúncia, campanhas de conscientização, a criação de espaços de acolhimento e a capacitação dos profissionais que atendem vítimas de violência doméstica.
As denúncias de estupros aumentaram em todo o interior, o que indica a confiança da vítima em registrar o crime e denunciar o agressor. No trimestre, foram 2.225 boletins de ocorrência, 8% a mais na comparação com o ano anterior.
O post Interior de SP: homicídios, latrocínios e feminicídios caem nas cidades paulistas apareceu primeiro em Agência SP.