30/04/2025 - 14:00
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Papa deu tapa em mão de fiel e criticou “pais de pet”; relembre polêmicas

Em um mundo globalizado e polarizado, o papa Francisco não ficou imune às polêmicas durante o papado.

Veja algumas das atitudes e falas papais que geraram repercussão durante a liderança da Igreja Católica.

No último dia de 2019, o papa Francisco dividiu opiniões após dar um tapa em uma fiel que o puxou pelo braço na Praça de São Pedro, no Vaticano.

O episódio ocorreu quando ele cumprimentava peregrinos e, de repente, uma mulher segurou a mão do pontífice e o puxou com força em sua direção.

 

O papa reagiu com um tapa no braço da seguidora e se afastou do local visivelmente bravo. Após a ampla repercussão das imagens, reproduzidas incessantemente ao redor do mundo, o papa usou sua primeira homilia de 2020 para denunciar a violência contra as mulheres e pedir desculpas.

“Muitas vezes perdemos a paciência, até eu, e peço desculpas pelo mau exemplo de ontem”, disse o papa a milhares de pessoas no final da tradicional missa de Ano Novo.

Em viagem relativamente recente, realizada em setembro de 2024, o papa Francisco criticou pessoas que preferem ter animais de estimação ao invés de filhos.

A “bronca” aconteceu durante sua passagem pela Indonésia, ao elogiar países que têm grandes famílias, com “três, quatro ou cinco filhos, que continuam avançando”.

“Continuem assim, vocês são um exemplo para todos, para os países em que – e isso pode soar engraçado – as famílias preferem ter um gato ou um cachorrinho em vez de uma criança”, acrescentou o pontífice.

Para o papa, “a grande riqueza que um país tem são os nascimentos” de crianças.

Meses antes, ele já tinha abordado a crise demográfica que atinge alguns países europeus, afirmando que “as casas estão cheias de objetos e vazias de crianças, tornando-se lugares tristes”.

Em uma conferência pró-natalidade em 2024, o pontífice afirmou que as armas destroem a vida e os contraceptivos a impedem. A crítica foi feita durante discurso em uma conferência sobre a crise demográfica na Europa.

“Neste momento, os investimentos mais rentáveis são a indústria de armas e os anticonceptivos. Uma destrói a vida e o outro a impede”, expressou, em mais uma manifestação a favor de maior natalidade, pedindo o compromisso de governos com decisões “sérias e eficazes” a favor da família.

O papa manifestou preocupação com a diminuição de nascimentos da Itália, que segundo ele “está perdendo progressivamente sua esperança no futuro, assim como o resto da Europa”.

“O Velho Continente se transforma cada vez mais em um continente velho, cansado e resignado”, afirmou, defendendo que as pessoas tenham filhos.

“O egoísmo, o consumismo, o individualismo fazem com que as pessoas fiquem saciadas, sozinhas e infelizes”, concluiu o papa.

Em maio de 2024, o papa Francisco se envolveu em uma polêmica com a comunidade LGBTQIA+ quando o portal Dagospia, especializado em fofocas e bastidores, publicou que o pontífice usou uma expressão homofóbica em uma reunião a portas fechadas com bispos no Vaticano.

Segundo o portal, o papa usou a palavra “frociaggine” – algo que, em uma tradução livre, equivale à expressão “viadagem” em português. Trata-se de um termo pejorativo para descrever pessoas LGBTQIA+.

A notícia foi apurada pelos jornais Corriere della Sera e La Repubblica que, citando fontes, confirmaram a informação que o papa realmente usou a palavra “viadagem”.

  • O Portal O Vale Notícias nasceu em 2024 com o objetivo de reunir as principais notícias da região da Bacia do Paranapanema, bem como os principais fatos nacionais e internacionais, integrando o setor de comunicação de massa, em conjunto com os meios de imprensa já existentes na região. A nossa finalidade é oferecer um jornalismo de credibilidade e imparcial, aliado ao imediatismo e a rapidez da internet.

Últimas notícias

spot_imgspot_img

MAIS LIDAS