A concordância verbal pode ser uma verdadeira pedra de tropeço no caminho de quem deseja dominar a gramática da Língua Portuguesa, principalmente para provas de vestibulares e concursos.
Nesse sentido, alguns verbos, em especial, causam muitas dúvidas aos falantes, como é o caso do verbo fazer.
Você já deve ter se deparado com orações e ficou na dúvida se deveria empregar “faz” ou “fazem”. A confusão tem um motivo por trás, mas saiba que a resposta é mais simples do que parece.
Entenda se o certo é escrever “faz 30 dias” ou “fazem 30 dias”.
Antes de descobrirmos como a expressão deve ser escrita corretamente, é fundamental saber qual é a diferença entre as formas verbais “faz” e “fazem”.
“Faz” é a flexão do verbo “fazer” na terceira pessoa do singular, no presente do indicativo. Isso significa que deve ser usado com um sujeito no singular.
Já a forma “fazem” é a conjugação do verbo na terceira pessoa do plural, também no presente do indicativo. Portanto, deve ser usada com um sujeito no plural.
Portanto, devemos dizer:
Agora que diferenciamos as duas conjugações, você deve estar pensando que a forma correta é “fazem 30 dias”, já que estamos falando de um substantivo no plural.
Mas não é bem assim que funciona.
A forma correta, na verdade, é “faz 30 dias”.
Isso acontece porque o verbo fazer pode ser impessoal em alguns casos, o que significa que é invariável e deve ser usado sempre na terceira pessoa do singular.
As situações nas quais o verbo fica impessoal incluem a passagem de tempo e indicativos de temperatura.
Assim, como na expressão “faz 30 dias” estamos falando de tempo corrido, o verbo é impessoal e deve se manter na terceira pessoa do singular, ainda que a palavra “dias” esteja no plural.
Para entendermos melhor as situações nas quais o verbo pode ser impessoal, vamos observar exemplos de frases com “faz” para indicar tempo corrido:
Agora, veja exemplos com o verbo para indicar temperatura: