30/04/2025 - 02:00
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Heleninha de “Vale Tudo”: o que pode causar recaída ao álcool?

Uma das pessoas mais afetadas com a volta de Odete Roitman (Debora Bloch) ao Brasil, na novela “Vale Tudo”, é a filha dela, Heleninha (Paolla Oliveira). No capítulo de segunda-feira (28), a artista plástica sofreu sua primeira recaída ao álcool.

Embora esteja sóbria, depois de um período em uma clínica de reabilitação, a personagem ficou completamente abalada com o retorno da matriarca, conhecida por sua frieza e distância no quesito afeto.

Apesar de fictícia, a história de Heleninha representa o desafio de muitas pessoas que lutam contra o alcoolismo. De acordo com Arthur Guerra, coordenador do Núcleo de Psiquiatria do Hospital Sírio-Libanês, conflitos familiares e estresses emocionais podem, sim, estar relacionados a episódios de recaída, assim como acontece com a personagem da novela.

“A pessoa vai muito bem no tratamento, mas, de repente, começa a sofrer uma pressão intensa do ambiente familiar. Em vez de ajudar, a família acaba boicotando ou sabotando o processo de recuperação”, explica Guerra à CNN. “Em vez de oferecer um ambiente acolhedor e tranquilo, proporciona um contexto mais estressante. Diante disso, a pessoa pode recorrer ao álcool como uma forma de ‘remédio’ para lidar com essa situação negativa”, completa.

Além disso, o especialista explica que problemas de autoestima e de saúde mental também podem estar associados a episódios de recaída, principalmente naquelas que lutam contra a doença do alcoolismo.

“Existem pessoas que não conseguem viver bem, de forma tranquila e adequada. Elas sentem a necessidade de ter algum problema e, às vezes, colocam um rótulo em si mesmas, dizendo: ‘Eu sou doente, sou uma pessoa que não consegue ter qualidade de vida’”, analisa Guerra. “Essa percepção de falta de qualidade de vida acaba reforçando esse rótulo de doença. Por isso, essas pessoas acabam recaindo no uso do álcool.”

Dificuldades no tratamento do alcoolismo

O tratamento do alcoolismo representa um grande desafio, principalmente porque a única forma de se recuperar do vício em álcool é não consumir nenhuma quantidade desse tipo de bebida. “Isso é bastante difícil, pois alguns pacientes até admitem ter a doença, mas insistem em tentar beber de forma social, eventual ou ocasional. No entanto, essa abordagem não funciona”, afirma Guerra.

Além disso, o especialista reforça que não existe nível seguro para ingestão de álcool. “Ao oferecer álcool a alguém, não sabemos se essa pessoa possui alguma vulnerabilidade, fragilidade ou dificuldade para metabolizar adequadamente a substância. Em alguns casos, até uma pequena quantidade de álcool pode desencadear um problema sério. Por isso, dizemos que não há um consumo de álcool que seja totalmente seguro”, explica.

O risco invisível: entenda por que beber álcool pode causar câncer

Este conteúdo foi originalmente publicado em Heleninha de “Vale Tudo”: o que pode causar recaída ao álcool? no site CNN Brasil.


O Portal O Vale Notícias nasceu em 2024 com o objetivo de reunir as principais notícias da região da Bacia do Paranapanema, bem como os principais fatos nacionais e internacionais, integrando o setor de comunicação de massa, em conjunto com os meios de imprensa já existentes na região. A nossa finalidade é oferecer um jornalismo de credibilidade e imparcial, aliado ao imediatismo e a rapidez da internet.


Este conteúdo foi criado originalmente em: www.cnnbrasil.com.br

  • O Portal O Vale Notícias nasceu em 2024 com o objetivo de reunir as principais notícias da região da Bacia do Paranapanema, bem como os principais fatos nacionais e internacionais, integrando o setor de comunicação de massa, em conjunto com os meios de imprensa já existentes na região. A nossa finalidade é oferecer um jornalismo de credibilidade e imparcial, aliado ao imediatismo e a rapidez da internet.

Últimas notícias

spot_imgspot_img

MAIS LIDAS