29/04/2025 - 04:36
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Pacientes do SUS em SP poderão avaliar atendimento pelo WhatsApp

Pacientes do SUS em SP poderão avaliar atendimento pelo WhatsApp

Pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em São Paulo poderão avaliar a experiência de internação por meio de mensagens enviadas por e-mail e WhatsApp. A Secretaria de Estado da Saúde (SES-SP) lançou, nesta segunda-feira (28), o projeto de um novo canal digital para ouvir a população sobre a qualidade do atendimento prestado na rede pública estadual. 

A novidade, neste momento, foi incorporada para pacientes do Hospital Guilherme Álvaro, em Santos. O lançamento reuniu a secretária executiva de Estado da Saúde, Priscilla Perdicaris; da coordenadora da Ouvidoria Geral da SES-SP, Patricia Camargo Ferreira; a representante  da Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente de São Paulo (Rebraensp), Vilma Marcondes, e profissionais da unidade. 

LEIA MAIS: Prevenção do câncer: vacina do HPV está disponível dos 9 aos 19 anos e terá campanha reforçada

O novo serviço utiliza os meios digitais como ferramentas para uma comunicação ágil, segura e acessível. Após receber alta, o paciente cadastrado recebe uma mensagem via WhatsApp ou e-mail contendo informações como seu nome completo, data de alta e nome da unidade em que foi atendido. Confirmadas as informações, ele poderá avaliar o atendimento recebido, dar uma nota de 0 a 10 e relatar eventuais cobranças indevidas.

Caso o paciente atribua nota inferior a 6, será automaticamente direcionado ao site da Ouvidoria da SES-SP para registrar uma manifestação formal. Além disso, os hospitais também disponibilizarão cartazes com QR Codes, permitindo a avaliação espontânea do serviço. Todos os dados são tratados conforme a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e têm seu sigilo garantido.

LEIA MAIS: Secretaria da Saúde de SP orienta população a doar sangue antes de se imunizar

 “A implementação de uma pesquisa de satisfação mais proativa permite ampliar o retorno sobre a qualidade efetiva do atendimento prestado. Com essa iniciativa, ganhamos mais agilidade na tomada de decisões e nos ajustes necessários para melhorar o serviço”, destacou a secretária executiva de Estado da Saúde, Priscilla Perdicaris, no evento de lançamento da ferramenta.   

Expansão gradual

O novo canal será implantado gradualmente em todas as unidades estaduais de saúde nos próximos meses, abrangendo todos os tipos de atendimento. As informações coletadas serão analisadas pela Ouvidoria Geral do SUS e pelo Programa Estadual de Qualidade e Segurança do Paciente, orientando melhorias contínuas no SUS paulista.

LEIA MAIS: Pesquisa da Unicamp mostra como exercícios ajudam a evitar que dor muscular aguda se torne crônica

“O programa de Qualidade e Segurança é um compromisso em melhorar a experiência do paciente. Ao garantir que o cuidado seja seguro, eficaz e centrado no paciente, contribuímos  para a satisfação do paciente, aumentando a credibilidade na instituição de saúde e promovendo resultados clínicos positivos. Ouvir a voz de nossos usuários é uma ferramenta poderosa de melhoria contínua”, ressaltou Maria Cecília Zambrana Curti, coordenadora do Programa.

Segurança da informaçãoAs mensagens são enviadas exclusivamente pelos canais oficiais da Secretaria de Estado da Saúde: número de WhatsApp (11) 3066-8259 ou e-mail [email protected]. Em caso de dúvidas ou mensagens suspeitas, a recomendação é denunciar no site: ouvidoria.saude.sp.gov.br.

O post Pacientes do SUS em SP poderão avaliar atendimento pelo WhatsApp apareceu primeiro em Agência SP.

  • O Portal O Vale Notícias nasceu em 2024 com o objetivo de reunir as principais notícias da região da Bacia do Paranapanema, bem como os principais fatos nacionais e internacionais, integrando o setor de comunicação de massa, em conjunto com os meios de imprensa já existentes na região. A nossa finalidade é oferecer um jornalismo de credibilidade e imparcial, aliado ao imediatismo e a rapidez da internet.

Últimas notícias

spot_imgspot_img

MAIS LIDAS