O músico pirajuense Oswaldinho Viana faleceu nesta semana, aos 73 anos. O falecimento foi destaque no Expresso Piraju.
Formado em engenharia civil, o artista deixou uma marca importante na música brasileira. Seu primeiro disco, “São Sebastião do Tijuco Preto”, foi gravado em 1996.
Em 2000, ele inaugurou o Bar Café Fubá, em São Paulo. Em 2012, o artista foi um dos convidados do programa Viola Minha Viola, da TV Cultura, na edição comemorativa dos 100 anos de Mazzaropi. Ao lado de Marisa Viana, ele cantou e encantou ao apresentar a música “Fogo no Rancho”, usada no filme Jeca Tatu (1959) (confira a apresentação ao vivo, além da canção “Disparada”, nos vídeos abaixo).
O velório do músico irá ocorrer das 14h às 18h desta quinta-feira (24), em São Paulo. Condolências aos familiares e amigos.
Viana, que iniciou sua carreira tocando em festivais universitários nos anos 70, chegou a escrever uma peça musical (“Flor de crepom”, encenada em São Paulo em 1976), e músicas para um programa infantil de TV (“Sr. Cacareco”, da Rede Record, em 1984).
Afastou-se da música por seis anos e, em 1990, decidiu pesquisar sobre a música do interior de São Paulo, sobretudo do vale do Paranapanema, onde se localiza sua cidade natal, Piraju (antes chamada São Sebastião do Tijuco Preto).
Durante sua carreira, fez parcerias com nomes conhecidos da música brasileira, como Angelino de Oliveira, Lourival dos Santos, Alzira Espíndola e Renato Teixeira.