24/04/2025 - 20:02
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Oposição coleta assinaturas em pedido de CPI para apurar fraudes no INSS

A oposição ao governo na Câmara dos Deputados se movimenta para protocolar um pedido de instalação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) diante do escândalo de fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O documento, elaborado pelo deputado Coronel Chrisóstomo (PL-RO), contava com 46 assinaturas até a manhã desta quinta-feira (24).

Além do pedido para investigação, a oposição também elabora requerimentos de convocação de figuras centrais da autarquia, como o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi. O objetivo é a prestação de esclarecimentos sobre o caso nos colegiados da Câmara.

O líder da oposição, deputado Zucco (PL-RS), auxilia na coleta de assinaturas, e considerou o episódio “gravíssimo”.

“Estamos falando de um verdadeiro assalto institucionalizado contra aposentados, pensionistas e beneficiários por incapacidade – gente simples, humilde, que depende única e exclusivamente do benefício do INSS para sobreviver”, disse.

Zucco defendeu que o ministro Lupi deixe o cargo. “Lupi já deveria estar exonerado pelo bem da administração pública. Sua demissão deve ser para ontem”, argumentou.

A CNN procurou o Ministério da Previdência Social sobre a declaração e aguarda retorno.

Nesta quarta-feira (23), a Polícia Federal realizou uma operação com o objetivo de desarticular um esquema bilionário de fraudes no INSS, envolvendo descontos indevidos em benefícios como aposentadorias e pensões.

Ao todo, foram executados 211 mandados de busca e apreensão, resultando na prisão de pelo menos cinco indivíduos ligados à quadrilha. Ao todo, eram seis mandados de prisão. Durante a operação, foram confiscados veículos de alto padrão, quantias em dinheiro, obras de arte e joias.

A Justiça ordenou o afastamento do então presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, que acabou sendo exonerado horas depois, sob pressão do Palácio do Planalto. Além dele, outros três membros da cúpula da Previdência Social e o chefe da Procuradoria Federal especializada do INSS também foram afastados, juntamente com um agente da própria Polícia Federal.

  • O Portal O Vale Notícias nasceu em 2024 com o objetivo de reunir as principais notícias da região da Bacia do Paranapanema, bem como os principais fatos nacionais e internacionais, integrando o setor de comunicação de massa, em conjunto com os meios de imprensa já existentes na região. A nossa finalidade é oferecer um jornalismo de credibilidade e imparcial, aliado ao imediatismo e a rapidez da internet.

Últimas notícias

spot_imgspot_img

MAIS LIDAS