O Vaticano declarou nesta terça-feira (22) que o funeral do papa Francisco começará no próximo sábado (26), na Basílica de São Pedro, a partir das 10h, horário local, (5h em Brasília).
O caixão do pontífice será transferido para o velório na Basílica de São Pedro na quarta-feira (13), às 9h, horário local (4h em Brasília) anunciou a Santa Sé.
Os cardeais se reuniram para decidir a data e os detalhes do funeral de Francisco, segundo o Vaticano.
Todos os que fazem parte do Colégio Cardinalício global podem vir a Roma e participar das reuniões diárias da Congregação Geral, segundo a Constituição Apostólica “Universi Dominici Gregis”.
Como parte do processo milenar de escolha de um novo papa, cardeais elegíveis — altos funcionários da Igreja nomeados pelo pontífice — de todo o mundo devem se reunir para o conclave no qual o sucessor de Francisco é escolhido.
Atualmente, são 136 cardeais elegíveis, mas somente 120 podem participar.
Mas primeiro, os cardeais devem decidir quando o funeral deve ocorrer e, depois disso, quando o conclave poderá começar.
Francisco, nascido Jorge Mario Bergoglio, assumiu o título de papa em março de 2013.
Ele marcou a história da Igreja Católica como o primeiro papa latino-americano e o primeiro jesuíta a ocupar o cargo.
O pontífice morreu após um AVC e uma falência cardíaca irreversível, informou o médico do Vaticano, Andrea Arcangeli, em um atestado de óbito divulgado na segunda-feira (21) do pontífice de 88 anos.
O corpo estava previsto para ser colocado em um caixão ainda nesta segunda. Na manhã de quarta-feira (23), será iniciado o velório do líder da Igreja Católica, aberto aos fiéis.
O atestado, publicado pelo Vaticano, afirma que Francisco entrou em coma antes de sua morte na manhã da segunda-feira.