O mundo se despede, nesta segunda-feira (21/4), do papa Francisco, primeiro pontífice latino-americano a assumir a chefia suprema da Igreja Católica, em 2013, sucedendo Bento XVI, que renunciou ao posto. O argentino, com nome de batismo Jorge Mario Bergoglio, morreu, aos 88 anos, em sua residência oficial, na Casa Santa Marta, no Vaticano, em Roma.
Entenda mais
- Nascido na cidade de Buenos Aires, capital da Argentina, no bairro de Flores, Francisco foi o primeiro papa jesuíta da história.
- Em 2014, pouco depois de se tornar papa, a Câmara de Vereadores da Cidade Autônoma de Buenos Aires aprovou a instalação de uma placa comemorativa na casa onde o pontífice nasceu.
- “Nesta casa nasceu o papa Francisco em 17 de dezembro de 1936. Câmara de Vereadores da Cidade Autônoma de Buenos Aires – Ano 2014”, informa a placa.
- A homenagem ocorreu após o local ser “descoberto” como a real casa de nascimento do papa, na Rua Varela 268.
- Isso porque a casa do pontífice era considerada uma na Rua Membrillar 531, onde ele cresceu após o nascimento dos seus irmãos.
A colocação da placa comemorativa foi uma sugestão do jornalista-historiador Héctor Daniel Vargas, autor dessa “descoberta”.
A casa foi colocada à venda em 2021. A residência tem 87 m², com dois quartos, uma cozinha, um banheiro e uma sala, além de uma escada de mármore que leva até a laje superior e dá entrada para a outra residência que fica na porta ao lado.