20/04/2025 - 22:50
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Pequenas empresas dos EUA enfrentam crise com tarifas de Trump

Pequenas empresas são a espinha dorsal da economia dos Estados Unidos, companhias nativas que parecem ser exatamente o que o presidente Donald Trump pretende proteger como parte de sua agenda “America First”.

Mas para muitos proprietários de pequenas empresas, anos de trabalho árduo e perspectivas otimistas se desfizeram aparentemente da noite para o dia.

A primeira semana de abril marcou o culminar de dois anos de trabalho para Katharine Burke: a primeira linha de seus produtos de autocuidado Purryfuls entrou em produção.

No entanto, a primeira semana de abril também trouxe tarifas massivas para produtos importados da China, onde os produtos de Burke são fabricados.

 

Melanie Abrantes, agora com 11 anos administrando sua empresa homônima de design de produtos artesanais, se viu precisando encomendar mais ferramentas artesanais, cortiça e outras matérias-primas para apoiar o clube de escultura por assinatura em constante crescimento.

Mas um ambiente tarifário incerto e frequentemente mutável significa aumentos repentinos de preços para itens únicos que vêm de lugares como Japão e Portugal.

Para Beth Fynbo Benike, proprietária da Busy Baby, 2025 estava se configurando como um ano de crescimento acelerado para o negócio que ela iniciou em 2017.

A empresa de produtos para bebês da veterana do exército conseguiu entrar no Walmart e Target, e ela acabou de fazer seu maior pedido para reabastecer o estoque de seu site e Amazon. Esse container de mercadorias, no entanto, agora custará quase US$ 230.000 para chegar em solo americano.

A natureza errática das políticas comerciais do presidente Donald Trump e a severidade das tarifas recentemente impostas têm causado estragos nas pequenas empresas nos EUA, fazendo os custos dispararem rapidamente, perturbando cadeias de suprimentos estabelecidas, sufocando rapidamente planos de crescimento e expansão — e ameaçando matar negócios nascidos nos EUA.

“Estou totalmente alavancada contra isso, e o primeiro pensamento que me veio à cabeça foi: ‘Vou perder minha casa. Meus meninos não vão ter onde morar’”, disse Benike.

Estas e outras pequenas empresas dizem que estão presas no fogo cruzado de guerras comerciais crescentes. E apesar dos esforços do trio para fabricar seus produtos nos EUA, eles tiveram que depender de produtos importados porque a capacidade de sourcing e produção doméstica não é viável e, em muitos casos, inexistente.

“Tentei a fabricação americana porque pensei que seria mais fácil para mim trabalhar com alguém local, mas não existia — não existe há décadas”, disse Burke, que acabou recorrendo a um fabricante baseado na China para ajudar a projetar, testar e fabricar seus pelúcias de gatos que ronronam para adultos.

“[A China] é onde o investimento tem sido feito por décadas em termos de construção de fábricas, equipamentos e treinamento de força de trabalho. É onde a indústria está; isso não muda da noite para o dia, não importa o quanto você queira.”

Economistas alertaram que a mais acentuada escalada na taxa tarifária dos EUA em mais de 115 anos vem com consequências econômicas negativas em cascata, incluindo custos mais altos, inflação crescente e lucros reduzidos que podem levar a uma retração nos gastos que pode fazer empresas falirem, o desemprego aumentar e uma recessão atingir os EUA.

Elas enfrentam o maior risco imediato das tarifas, disse Gus Faucher, economista-chefe do PNC Financial Services Group.

Pequenas empresas tipicamente têm margem mínima de manobra em suas margens e não podem simplesmente absorver os custos adicionais como as grandes empresas podem. O capital não é tão fácil de obter, tornando as pequenas empresas mais vulneráveis e suscetíveis a ameaças exógenas.

“Se você é o Walmart, você pode ser capaz de dizer ao seu fornecedor para segurar a linha nos aumentos de preços”, disse ele. “Mas se você é um pequeno empresário, você não tem essa influência.”

Se as pequenas empresas começarem a ceder, isso poderia criar um “significativo arrasto econômico”, alertou Faucher. Isso porque pequenas empresas com menos de 50 trabalhadores empregam quase metade da força de trabalho americana e servem como motores críticos do crescimento econômico do emprego.

“Essas pequenas empresas vão reduzir seus investimentos e isso pode criar um significativo arrasto econômico e adicionar à pressão negativa que as tarifas já estão criando”, disse ele.

  • O Portal O Vale Notícias nasceu em 2024 com o objetivo de reunir as principais notícias da região da Bacia do Paranapanema, bem como os principais fatos nacionais e internacionais, integrando o setor de comunicação de massa, em conjunto com os meios de imprensa já existentes na região. A nossa finalidade é oferecer um jornalismo de credibilidade e imparcial, aliado ao imediatismo e a rapidez da internet.

Últimas notícias

spot_imgspot_img

MAIS LIDAS