O Departamento de Estado dos EUA disse neste domingo (20) que acolheria com satisfação a extensão do cessar-fogo de um dia na Páscoa declarado pelo presidente russo, Vladimir Putin. O Kremlin disse anteriormente que não havia nenhuma ordem para uma extensão.
Tanto a Rússia quanto a Ucrânia se acusaram mutuamente de violar o cessar-fogo. Putin anunciou a trégua de um dia na Ucrânia até meia-noite de domingo (20), horário de Moscou.
“Vimos o anúncio do presidente Putin de um cessar-fogo temporário devido à Páscoa. Continuamos comprometidos em alcançar um cessar-fogo completo e abrangente”, disse um porta-voz do Departamento de Estado em um comunicado por e-mail no domingo.
“Ao avaliarmos a seriedade deles neste caso, gostaríamos que ele se estendesse para além de domingo.”
O presidente dos EUA, Donald Trump, alertou repetidamente sobre o risco de escalada da guerra de três anos, desencadeada pela invasão em larga escala da Rússia ao seu vizinho, e afirmou que quer pôr fim à guerra. No entanto, o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, afirmou na sexta-feira (18) que Washington abandonará os esforços para negociar um acordo de paz, a menos que haja sinais claros de progresso em breve.
Após os EUA e a Ucrânia chegarem a um memorando de entendimento na quinta-feira (17), Trump disse que esperava assinar um acordo sobre minerais com Kiev em uma semana. Uma tentativa em fevereiro fracassou após o confronto entre Zelensky e Trump no Salão Oval.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou que a Rússia fingia cumprir o cessar-fogo da Páscoa, mas, na verdade, continuou com centenas de ataques de artilharia na noite de sábado (19), com mais ataques no domingo (20). O Ministério da Defesa da Rússia afirmou que a Ucrânia violou o cessar-fogo, causando danos à infraestrutura e à população civil.
Putin afirmou que quer que a Ucrânia abandone suas ambições na Otan, ceda permanentemente à Rússia as quatro regiões que perdeu e limite o tamanho de seu exército. Kiev afirma que essas exigências equivalem a exigir sua capitulação.