Circuito Mais Mulher: fique por dentro dos principais termos e gírias usados em corridas de rua
As corridas de rua viraram tendência no Brasil e a consequência natural disso são os termos e gírias específicos sobre essa modalidade que começaram a pipocar entre os grupos de corredores.
Se você ainda é um iniciante na prática, preste atenção nesse glossário para não ficar completamente deslocado quando perguntarem sobre o seu “pace” naquela conversa pré e pós corrida.
LEIA TAMBÉM: SP Por Todas: Circuito Mais Mulher volta em 2025 com duas etapas extras
Pace: esse é disparado o termo mais comentado nas corridas. Pace nada mais é do que ritmo em português. No universo das corridas, é utilizado para mensurar o tempo que o corredor precisa para completar 1 km.
Core: é o fortalecimento dos músculos do tronco, glúteo máximo e reto abdominal, essenciais para melhorar estabilidade e equilíbrio do corredor.
BPM: são os batimentos por minuto do coração, que indicam a frequência cardiovascular durante a corrida.
Gel: há quem não goste, mas os géis suplementares contém carboidrato e eletrólitos, que fornecem energia durante a corrida.
Passada: é o comprimento de cada passo ao correr.
Regenerativo: Treino leve pós-corrida para recuperar a condição muscular.
Pipoca: é o corredor que participa de uma prova sem estar oficialmente inscrito.
RP: sigla para “recorde pessoal” de tempo e distância de cada corredor.
Jogger: é o corredor adepto ao famoso trote, um misto entre caminhada e corrida.
Sprint: corrida de curta distância em alta velocidade.
Circuito Mais Mulher
A edição 2025 do Circuito Mais Mulher tem data e local pra começar: dia 27 de abril, na Praia Grande. Neste ano, a corrida mais feminina do estado terá oito etapas, duas a mais que em 2024.
O Circuito Mais Mulher conta com três opções de quilometragem: 3km, 5km e 10km. São 3 mil vagas por etapa e as inscrições são gratuitas. Os kits vêm com gym sack, camiseta, viseira e número de peito. Eles sempre estarão disponíveis para retirada um dia antes da corrida. No dia da prova as mulheres encontrarão tendas para aferição de pressão e glicemia, café da manhã e massagem. Também serão realizadas palestras de defesa pessoal e aulas de zumba. Mais informações em circuitomaismulher.sp.gov.br.
O post Circuito Mais Mulher: fique por dentro dos principais termos e gírias usados em corridas de rua apareceu primeiro em Agência SP.