O escurecimento dos dentes é uma condição comum que pode ocorrer de forma gradual e ser causado por fatores externos e internos, tornando-se uma preocupação estética à medida que evolui. O problema, no entanto, pode ser evitado de acordo com alguns cuidados revelados por um especialista ouvido pela CNN.
Além do papel da genética na cor natural dos dentes, certos alimentos consumidos com frequência podem contribuir para tons amarelados, acinzentados ou amarronzados dos dentes. De acordo com o odontopediatra Weslley Carvalho, esse quadro pode ser evitado com uma boa higiene bucal, por exemplo.
“A melhor forma de prevenir o escurecimento dos dentes é realizar uma boa higiene bucal com escovas macias e cremes dentais que não desgastam e arranham o esmalte dentário, além de visitar regularmente o Dentista para acompanhamento da saúde bucal e realização de profilaxia profissional. Além de evitar alimentos com corantes artificiais e hábitos como tabagismo, principalmente”, declara Weslley.
Segundo o especialista, “a coloração mais escurecida pode se dar no esmalte do dente, que é a camada translúcida do dente. Ao longo do tempo ela se desgasta, e expõe a dentina que geralmente pode variar de cor, desde tons mais claros a mais escuros, influenciados diretamente pela genética de cada indivíduo, ou ainda quando pigmentos começam a aderir a superfície desse esmalte”.
Os pigmentos citados podem estar contidos em alguns alimentos específicos como, por exemplo, no café, vinho tinto e alimentos de corantes naturais.
Veja a seguir alimentos e hábitos que contribuem para o escurecimento dos dentes:
Café
O café é um é uma bebida rica em tanino, composto que pode manchar os dentes. O consumo excessivo pode resultar em manchas na superfície dental.
Vinho tinto
Devido aos pigmentos naturais e ácidos contidos no vinho tinto, a bebida se tornar outra aliada ao escurecimento dental. A acidez também pode desgastar o esmalte dos dentes.
Industrializados com corantes artificiais
Corantes artificiais em alimentos como balas coloridas, refrigerantes e biscoitos industrializados também podem corroer o esmalte dos dentes.
Alimentos com corantes naturais
Verduras e frutas escuras como, por exemplo, beterrabas e amoras são alimentos capazes de causar manchas na superfície dental.
Molhos
Molhos como, por exemplo, shoyu, barbecue e curry podem escurecer os dentes em virtude de corantes escuros ou ingredientes naturalmente pigmentados. Sendo assim, torna-se importante uma higiene bucal cerca de 30 minutos após o consumo.
Tabagismo
Weslley Carvalho ressalta que o hábito tabagista acelera bastante o processo de escurecimento dos dentes, em virtude de substâncias como a nicotina e o alcatrão que se acumulam na superfície dentária rapidamente e causam manchas mais escurecidas.
Mal hábito bucal
Além de outros problemas para a saúde bucal, o mal hábito de escovação pode ser um aliado ao escurecimento dos dentes, principalmente, após refeições com alguns dos alimentos citados acima.
Amora protege contra diabetes e envelhecimento: veja outros benefícios
Este conteúdo foi originalmente publicado em 7 Alimentos e hábitos que escurecem os dentes no site CNN Brasil.
Este conteúdo foi criado originalmente em: www.cnnbrasil.com.br