02/05/2025 - 16:13
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

13º do INSS: veja grupos que recebem a 1ª parcela na sexta, 2/5

Após uma breve pausa durante o feriado do Dia Mundial do Trabalho, 1º/5, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) retoma os pagamentos da primeira parcela do 13º salário. Nesta sexta-feira, 2, três novos grupos poderão sacar o valor a que têm direito.

O calendário funciona da seguinte maneira: todo o escalonamento é baseado no penúltimo dígito que aparece no documento NB (Número de Benefício). No entanto, os depósitos sempre começam pelos segurados que recebem benefício mensal equivalente ao salário mínimo do país.

A primeira parcela, considerando essa lógica, começou a ser depositada no dia 24/4. Até então, a liberação ocorreu para os grupos que possuem o penúltimo dígito 1, 2, 3, 4 e 5 no NB, desde que não recebam, da Previdência Social, valor que ultrapasse o piso nacional vigente.

A consulta já está disponível com todas as informações detalhadas a respeito do abono. Para verificar regras, elegibilidade, status de pagamento e cálculo do benefício, basta acessar o site ou aplicativo do Meu INSS, com os mesmos dados de acesso do portal GOV.BR.

Feito isso, será necessário apenas digitar “Extrato de Pagamento” no campo “Do que você precisa?”. Pronto: um arquivo no formato PDF será gerado automaticamente no aparelho em que o usuário estiver utilizando para acessar o Meu INSS (tanto celular quanto computador).

Faça o download e confira as informações sobre a primeira parcela do 13º salário. Em caso de dúvidas pontuais, entre em contato com a Central de Atendimento 135 do INSS. Os serviços automáticos funcionam 24 horas. Já o atendimento humanizado tem horários específicos.

Ou seja, os segurados devem ligar de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h, exceto em caso de feriados nacionais.

Para entender o cálculo que foi feito para definir o valor da primeira parcela, basta verificar o benefício que você receberá da competência de abril do INSS. O segurado deverá simplesmente dividir essa quantia por 2. O resultado será o valor a ser depositado na parcela do abono.

Lembrando que a consulta exata do abono pode ser feita pelo portal Meu INSS, como explicamos anteriormente. O mesmo calendário da competência de abril está sendo utilizado para fazer as transferências da primeira parcela, inclusive considerando o mesmo ordenamento.

Já a segunda parcela do 13º “corresponderá à diferença entre o valor total do abono anual e o valor da parcela antecipada e será paga com os benefícios da competência de maio”, conforme o decreto presidencial que confirmou a antecipação do pagamento para o primeiro semestre.

Nesse caso, o calendário será o mesmo do benefício da competência de maio. Em linhas gerais, o 13º do INSS é pago para aposentados e pensionistas, além de segurados que recebem benefício por incapacidade temporária (auxílio-doença), auxílio-acidente e auxílio-reclusão.

Os inscritos no auxílio-inclusão, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Renda Mensal Vitalícia (RMV) não fazem jus ao abono. Até porque os três programas têm caráter assistencial, enquanto o 13º está atrelado a tempo de contribuição e direitos trabalhistas.

O calendário da 1ª parcela do 13º do INSS segue em andamento para os segurados que recebem valor equivalente ao salário mínimo nacional. Nesta sexta-feira, 2, o valor será transferido para os grupos que possuem o penúltimo dígito 6 no documento NB.

Além disso, haverá o início do pagamento para os beneficiários que fazem jus a quantias acima do piso nacional. No mesmo dia, os recursos serão depositados para os cidadãos que têm o penúltimo algarismo 1 ou 6 no mesmo documento, conforme as regras vigentes.

  • O Portal O Vale Notícias nasceu em 2024 com o objetivo de reunir as principais notícias da região da Bacia do Paranapanema, bem como os principais fatos nacionais e internacionais, integrando o setor de comunicação de massa, em conjunto com os meios de imprensa já existentes na região. A nossa finalidade é oferecer um jornalismo de credibilidade e imparcial, aliado ao imediatismo e a rapidez da internet.

Últimas notícias

spot_imgspot_img

MAIS LIDAS